Novidades na Cortana: Gmail já pode ser integrado com a assistente virtual

1 min de leitura
Imagem de: Novidades na Cortana: Gmail já pode ser integrado com a assistente virtual

Mais um ponto para a Cortana, a assistente virtual da Microsoft. Agora, é possível integrar o Gmail e o Google Calendar. A novidade permite que os usuários acessem as informações, como consultar mensagens e seus compromissos a partir de comando com a assistente.

Ótima ideia, não é mesmo?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como habilitar o Gmail na Cortana

Por enquanto, a integração entre os dois serviços só pode ser feita no Windows 10. Contudo, o objetivo é que os aplicativos da Cortana para iOS e Android sejam capazes de acessar as informações do Gmail e do Google Calendar em breve.

Porém, quem possui o Windows 10 já pode experimentar o novo serviço. E é bem simples habilitar essa função:

  1. Abra a Cortana na barra de tarefas.
  2. Clique no ícone de cadernos da Cortana.
  3. Vá em "Serviços conectados".
  4. Clique em "Adicionar um serviço".

Depois, é só logar na sua conta do Google e começar a usar a assistente para verificar as informações armazenadas no email e no calendário.

Cortana: assistente virtual em constante melhoria

A intenção da Microsoft é melhorar ainda mais a sua assistente virtual. Tanto que a empresa se uniu à Amazon para trocar insights sobre o assunto.

Além disso, a Cortana ganhou nova interface visual na atualização do Windows 10. O visual está mais limpo, com as informações mais organizadas e funções intuitivas, mas ainda terá opções de personalização categorizadas em áreas específicas.

Outra mudança interessante é o fato de a assistente aparecer em tela cheia acima da tela do bloqueio. Dessa forma, o usuário pode fazer perguntas ou criar lembretes sem ter que desbloquear o computador.

Para melhorar ainda mais a otimização e a organização de quem utiliza a ferramenta, também é possível retomar algumas tarefas, mesmo se for em outro computador.

Todas essas modificações visam estimular o uso da assistente pelos usuários e tornar ainda mais fácil a interação.

Se você acha que essas interações estão sempre relacionadas a atividades mais sérias ou de trabalho, está enganado. A Cortana também é divertida. Ela pode, por exemplo, responder dúvidas sobre séries, como "Stranger Things" e até bater um papo sobre "Star Wars"!

Já experimentou a nova integração entre Cortana e Google? Achou a nova interface mais simples? Conte para gente as suas impressões!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.