Nano Lisa! Técnica de “Origami de DNA” é usada para diminuir obra de arte

1 min de leitura
Imagem de: Nano Lisa! Técnica de “Origami de DNA” é usada para diminuir obra de arte

Diversas versões de Mona Lisa, uma das obras de arte mais famosas de Leonardo da Vinci, circulam por todo o mundo, mas o título de menor foi conquistado por pesquisadores da Caltech. Utilizando a adaptação de uma técnica de redução, conhecida como “Origami de DNA”, os estudiosos conseguiram diminuir a pintura para o tamanho de uma célula.

Para conseguir transformar a obra de arte em “nano-obra”, diversas etapas foram necessárias: o quadro foi dividido em quadrados, e cada um deles foi dobrado, criando códigos que impedem que as bordas incorretas fiquem lado a lado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Diversas outras experiências foram realizadas pela equipe, que obteve sucesso em quase todas. Essa técnica pode ser utilizada em áreas mais práticas, como construir circuitos complexos, materiais orgânicos, interações químicas e moleculares, entre outras – todas em tamanho nano.

nanolisa

Um software para realizar as tarefas

Para que a conquista não seja apenas com a Mona Lisa, a equipe desenvolveu um programa que permite diversificar suas próprias nanoestruturas de DNA usando a técnica.

Lulu Qian, um dos pesquisadores, conta que “para tornar nossa técnica prontamente acessível a outros cientistas que estão interessados em explorar aplicativos usando nanoestruturas de DNA plano de escala em micrómetros, desenvolvemos uma ferramenta de software online que converte a imagem”.

Lulu Quian

O software ainda não foi disponibilizado para o público e não existe previsão para que isso seja feito, mas é certo que ele não será de uso livre, visto que diversas ferramentas externas são necessárias para que o resultado final seja satisfatório. O que você achou da Nano Lisa? Deixe sua opinião nos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.