Desabilite programas da inicialização automática e acelere seu PC

1 min de leitura
Imagem de: Desabilite programas da inicialização automática e acelere seu PC

Precisamos admitir: nada mais prático do que ligar o PC e já ter os principais programas abertos, certo? Essa é uma ação que parece inocente, porém os softwares que são inicializados junto com o Windows acabam o deixando gradualmente mais lento.

Isso ocorre porque, cada vez que você instala algum programa — SkypeSpotifyantivírus e outros —, são criados arquivos autoloader na inicialização, para que o programa desejado abra mais rapidamente quando você precisar dele.

O problema é que esses autoloaders acabam se acumulando na inicialização, o que faz com que seu computador se torne mais lento. Assim, o PC tem que carregar o sistema operacional e os dados dos programas que estão listados para serem iniciados, o que acaba exigindo bastante do desempenho da máquina. Além disso, a maioria desses programas não precisa ser iniciada junto com o sistema, de modo que não haverá problema nenhum se você os desativar.

Para desabilitar os programas desnecessários na inicialização do computador, basta seguir os seguintes passos:

  • Clique na Barra de tarefas com o botão direito do mouse.
  • No menu que aparecer, selecione “Gerenciador de Tarefas”.

  • Você verá uma janela com algumas abas. Nelas, clique na aba de “Inicialização”.
  • Serão mostrados todos os programas iniciados junto com o sistema. Escolha aquele que você deseja desativar.

  • Agora, clique em “Desabilitar”.

  • Pronto!

Você vai perceber que, na janela do Gerenciador de Tarefas, será mostrado também o impacto de cada programa na inicialização do sistema. Assim, fica mais fácil saber qual programa tem que ser desabilitado com urgência para melhorar o desempenho da máquina.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.