Estamos a menos de um mês da chegada da Fall Creatores Update, a próxima grande atualização do Windows programada para o próximo dia 17. Enquanto ela não chega, a Microsoft trata de celebrar os seus feitos alcançados até aqui com a “versão definitiva” do seu sistema operacional, o Windows 10.
Ontem (20), o diretor do programa de gerenciamento, serviço e distribuição do Windows John Cable publicou um texto no blog Windows Experience no qual destaca a qualidade da mais recente atualização lançada para a plataforma, a Creators Update, lançada em 11 de abril deste ano.
Nossos vídeos em destaque
Na postagem, Cable destaca três grandes pontos positivos que fazem desta “a melhor versão do Windows 10 de todos os tempos”: melhorias na bateria, melhorias no desempenho e confiabilidade. A soma de todos esses fatores resultou inclusive em uma queda significativa no número de reclamações dos usuários ao longo do último ano, desde que a Anniversary Update foi lançada em setembro de 2016.
Aproveitando melhor a bateria
No âmbito da vida útil da bateria, a Creators Update tem como principal trunfo o fato de deixar para o usuário escolher se quer economizar mais bateria em prol de mais recursos ou limitar a potência do hardware do sistema a fim de prolongar a duração da carga. Isso já é padrão nos dispositivos próprios da MS e está disponível também para gadgets de empresas parceiras.
Falando em números, os avanços registrados pela Creators Update permitem que você veja filmes online com tempo de duração 2,5% a mais e assista a vídeos offline 5% mais longos consumindo a mesma quantidade de bateria que o Windows 10 Anniversary Update consumia. Outro fator de economia é o Microsoft Edge: o navegador agora utiliza 17% menos bateria do que antes, garante Cable.
Microsoft Edge é um dos grandes trunfos da Creators Update.
Mais desempenho
Sobre desempenho, um dos feitos da Creators Update é realizar o boot inicial 13% mais rápido do que antes. Os logins também estão mais ágeis, até 18% mais rápido, e se você usa o desbloqueio facial, o reconhecimento do seu rosto acontece até 30% mais rápido.
Mais uma vez, o Edge esbanja desempenho e está, no geral, 53% mais rápido na versão mais recente do Windows 10. O Menu Iniciar e o sistema de buscas do Windows também estão mais velozes, assim como a abertura de vários perfis do sistema simultaneamente — o primeiro perfil faz login até 47% mais rápido.
Confiabilidade
O sucesso no quesito confiabilidade acaba sendo resultado dos aprimoramentos do Windows 10. Com isso, informa Cable, houve uma queda de 18% no número de reclamações sobre instabilidade do sistema em relação às versões anteriores. Se a análise é feita apenas em relação à versão imediatamente anterior, a melhoria é ainda mais significativa: 39% a menos.
As reclamações de usuários caíram com a Creators Update.
Cable ainda destaca que toda grande atualização do Windows 10 traz consigo aprimoramentos de segurança contra vírus e malwares. Apesar de não detalhar nada muito específico, ele afirma que essas melhorias justificam a necessidade de atualização do sistema operacional para a sua versão mais recente.
E qual é a sua versão do Windows 10? Como você tem se saído com a Creators Update nesses quase seis meses de existência? Deixa a sua opinião aí nos comentários.
***
Curtiu o conteúdo? Sabia que você pode comprar o Windows 10 e baixar na hora na loja oficial da Microsoft? Clique aqui e conheça já a Microsoft Store!
)
)
)
)
)
)
)