Resolva a mensagem de erro com arquivo “xapofx1_5.dll”

2 min de leitura
Imagem de: Resolva a mensagem de erro com arquivo “xapofx1_5.dll”

Se você joga jogos como ArmA 3 e Dead Island, pode ser que já tenha visto uma mensagem de erro com o seguinte texto: “xapofx1_5.dll not found” ou algo semelhante. Quando você vê isso em sua tela, significa que o arquivo xapofx1_5 - que, além de fazer parte do jogo, é extremamente importante para o sistema - está ausente ou corrompido, e por isso a tarefa não está sendo executada da forma correta.

Porém, este é um erro bem simples de ser arrumado. Antes de mais nada, você pode tentar acessar a página da Microsoft e realizar manualmente o download do Direct X. Depois, execute-o, e faça um teste para ver se o problema foi resolvido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se não, tente um prompt de comando. Basta digitar “cmd” na barra de pesquisa ao lado do botão Iniciar, e digite o comando “sfc /scannow”. Com isso, o Windows irá analisar os arquivos do sistema e, caso haja algo corrompido, será reparado imediatamente. Porém, é bom lembrar que esse processo pode ser um pouco demorado.

E se não funcionar?

Certo, você tentou tudo isso e, mesmo assim, o seu jogo ou aplicativo continua sem funcionar. Uma solução alternativa é atualizar o driver da sua placa de vídeo, já que o DirectX utiliza diversos recursos gráficos.

Outra possibilidade é registrar manualmente o arquivo que está causando o erro. Para isso, é necessário executar novamente o prompt de comando, e digitar “regsvr32 /u xapofx1_5.dll”. Em seguida, digite “regsvr32 /i xapofx1_5.dll”. Após utilizar os comandos, reinicie o computador antes de testar o aplicativo desejado.

Pode soar óbvio, mas desinstalar o programa desejado e instalá-lo novamente também pode ser útil. Caso algum arquivo não tenha sido instalado corretamente ou esteja corrompido, essa ação simples pode resolver a questão.

Tenha cuidado

Uma DLL é um arquivo de grande importância para o Windows. Nela, há bibliotecas de dados (cursores, fontes, ícones, etc) que serão acessadas por diversos programas instalados. Aliás, é graças aos arquivos DLL que você pode simplesmente fazer uma atualização de algum dos seus programas já instalados, ao invés de precisar desinstalar completamente e instalar outra vez o programa.

Deu para ter uma ideia da importância das DLL, certo? Por isso, é igualmente importante que você tenha cuidado ao procurar por sites para baixar arquivos DLL em seu computador, e deve dar preferência sempre ao site do desenvolvedor. Não custa reforçar: apenas o desenvolvedor do aplicativo desejado pode trazer uma versão segura e estável do arquivo que você precisa - algo bem diferente do que ocorre ao fazer o download de DLL de desconhecidos. Afinal, se você não tem certeza das origens do arquivo, não há garantia nenhuma de que seu problema será solucionado.

Além disso, os vírus também podem se apropriar de DLLs. Caso o vírus seja um tipo de malware autocontido, ele estará em uma pasta e poderá ser deletado com tranquilidade. Contudo, caso o vírus seja do tipo que precisa de um hospedeiro, ele irá utilizar algum arquivo do sistema para conseguir funcionar. Isso significa que, sim, uma DLL pode estar em risco. Por mais assustador que pareça, o malware pode ser removido de forma simples em caso de infecção; basta que você tenha um bom antivírus para entrar em ação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.