Antes de tudo, vamos relembrar a importância do Windows Update. Trata-se de um serviço para o Windows que verifica, junto com Microsoft Update, as atualizações necessárias. Isso evita que o sistema fique vulnerável a ameaças, brechas para invasores e outros perigos da web.
Recentemente, o malware WannaCry sequestrou diversas máquinas pelo mundo, utilizando simplesmente uma falha no Windows. Porém, a Microsoft aponta que distribuiu o patch de segurança dois meses atrás, portanto as vítimas do vírus estariam em segurança se tivessem feito a atualização recomendada.
Nossos vídeos em destaque
Por esses motivos de segurança e outros semelhantes, você deve ter percebido que o ideal é manter o Windows Update sempre ativo, para que as atualizações do sistema sejam instaladas automaticamente. Porém, para o desgosto de vários usuários, a ferramenta podia fazer com que o computador fosse reiniciado automaticamente, inclusive no meio de uma tarefa importante.
Agora, você já pode ficar tranquilo, pois seus trabalhos não serão mais interrompidos do nada: a Microsoft desativou o recurso, e é possível escolher os horários mais adequados para a instalação de atualizações e reinicialização do computador.
A própria Microsoft recomenda que o Windows Update fique sempre ativado automaticamente. Então, para fazer isso e garantir que seu sistema estará sempre protegido, basta seguir os seguintes passos:
1. Abra o menu Iniciar e, em seguida, clique no ícone das Configurações e em “Atualizações e Segurança”. O Windows Update está lá.
)
2. Se você quiser verificar as atualizações manualmente, clique em “Verificar se há atualizações”. Se não, pule direto para o próximo passo.
)
3. Caso queira deixar as atualizações no automático, vá em “Opções Avançadas” e, depois, em “Escolha como as atualizações serão instaladas”. Clique em “Automático”.
)
Vale lembrar que, se você utiliza o Windows 7 ou Windows 8, o Windows Update também está disponível: para o primeiro, fica até 2020; no caso do segundo, há apenas para o Windows 8.1.
)
)
)
)
)
)
)