Usar smartwatches pode dedurar a sua senha do caixa eletrônico para hackers

1 min de leitura
Imagem de: Usar smartwatches pode dedurar a sua senha do caixa eletrônico para hackers
Imagem: Wonder Howto

Os smartwatches ainda não são tão populares no Brasil – e no mundo –, mas uma parcela de consumidores já comprou a ideia e, provavelmente, eles serão uma grande tendência para o futuro. Como qualquer outra novidade, o aparelho também traz algumas preocupações e problemas de segurança. Segundo alguns pesquisadores americanos, o seu relógio pode servir de base para hackers terem acesso a sua senha do caixa eletrônico.

Prepare-se: a hipótese é extravagante, mas perfeitamente possível. De acordo com um estudo da Universidade de Binghamton, os sensores de movimento do gadget registram os movimentos da sua mão. Com a informação certa, os invasores maliciosos conseguiriam fazer a engenharia reversa para descobrir quais teclas o usuário pressionou durante um saque, por exemplo.

Cuidado na hora de digitar a sua senha com o smarwatch no pulso

Os pesquisadores revelaram também que os smartwatches não são os únicos que podem prejudicar a sua segurança, pois os acessórios fitness, como as pulseiras e smartbands, também seriam elegíveis para ataque de crackers.

O perigo é real e já foi comprovado

Até agora, não há informações concretas de crackers que conseguiram a senha de usuários com o método, mas os estudantes da Universidade de Binghamton já comprovaram de maneira empírica que o perigo é uma realidade e plausível de acontecer.

O grupo americano conseguiu sucesso na aquisição de senhas através dos smartwatches em 80% das vezes

Durante alguns testes, os pesquisadores conseguiram extrair com sucesso o código-chave de caixas eletrônicos em 80% das vezes. Trata-se de um número muito alto para uma taxa de sucesso, demonstrando na prática o quão problemático pode ser utilizar a sua mão com smartwatch na hora de digitar a senha. Segundo os cientistas, essas informações poderiam ser obtidas tanto por infecção de malware quanto por interferência na conexão Bluetooth entre o smarphone o relógio inteligente

Atualmente, há muitos métodos que podem evitar o perigo, como o teclado aleatório que surge nas telas dos caixas eletrônicos, a biometria e muitos outros. De uma forma ou de outra, não é surpreendente que cada vez mais existam gambiarras – como a transmissão de dados através da ventoinha do PC – para ações maliciosas. Portanto, fica a dica: deixe a mão do gadget longe das suas tarefas importantes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.