SaferTaxi: corridas de táxi com Wi-Fi gratuito e solicitadas pelo smartphone

4 min de leitura
Imagem de: SaferTaxi: corridas de táxi com Wi-Fi gratuito e solicitadas pelo smartphone

(Fonte da imagem: ShutterStock)

Já faz dois meses que a cidade de São Paulo dispõe de um novo serviço, utilizado por habitantes e turistas para chamar táxis de maneira simples e segura: o SaferTaxi, que também está presente em países como Argentina, Chile, Estados Unidos e Portugal.

Com ele, é possível solicitar um táxi pelo smartphone com alguns poucos cliques e, mais do que isso, acompanhar, em tempo real, o percurso do motorista até você. Depois, o app sugere uma rota para o seu destino e até mesmo disponibiliza uma ficha cadastral do taxista, com telefone e número de licença do carro. Como se não bastasse, o aparelho da SaferTaxi instalado no veículo fornece Wi-Fi para o cliente.

Para começar a usar o serviço — que é gratuito —, basta instalar em seu smartphone o aplicativo para Android ou iOS. Também estão disponíveis versões para Symbian e Blackberry e até mesmo uma alternativa web, que pode ser acessada pelo seu navegador favorito.

Como funciona?

A operação do aplicativo é muito simples. Depois de instalá-lo em seu celular, será necessário preencher um pequeno cadastro para começar a usá-lo. Logo depois de se autenticar, você já poderá ver, em um mapa, a sua localização estimada e os táxis do sistema que estão por perto. A partir dessa tela, é possível clicar em “Agende um táxi agora” e, então, detalhar seu endereço de origem e destino.

  

O aplicativo anunciará para os taxistas mais próximos que você precisa de uma corrida e um deles responderá ao chamado. A partir desse momento, você recebe um pedido de confirmação que exibe a foto e a licença do motorista. Assim que aceitá-lo, o SaferTaxi exibirá, em tempo real, o deslocamento do veículo até chegar ao local em que você se encontra.

Depois disso, o app traça a melhor rota para chegar ao destino escolhido. Essa pode ser uma boa vantagem para quem gosta de viajar e visita, pela primeira vez, São Paulo ou alguma outra cidade atendida pelo SaferTaxi. Com o trajeto traçado, fica mais fácil escapar de maus profissionais, que costumam dar voltas extras com clientes para descolar um troco a mais.

Wi-Fi e avaliação

Durante a corrida, uma surpresa: o aparelho do SaferTaxi instalado no veículo fornece Wi-Fi gratuito para o passageiro. Basta pedir a senha para o motorista e, então, se conectar à rede usando seu smartphone. Depois de pagar e sair do carro, você também pode avaliar a corrida, atribuindo uma nota de 1 a 5 estrelas para motorista e automóvel e, se necessário, tecer algum comentário adicional.

É importante notar que todas as corridas feitas pelo aplicativo ficam registradas, o que pode ser uma ótima ferramenta para executivos e outros profissionais que fazem uso frequente de táxis: o registro pode não servir como documento oficial, mas ajuda a se lembrar dos dados daquela corrida em que você se esqueceu de pegar recibo ou nota fiscal.

O Tecmundo testou o serviço

Em uma noite de sábado, solicitamos um táxi pelo aplicativo para o Android. O processo de cadastro e uso foi muito simples e em menos de um minuto já tínhamos um motorista vindo em nossa direção. O prazo estimado para a chegada do veículo foi de 14 minutos.

(Fonte da imagem: ShutterStock)

Infelizmente, passaram-se mais de 20 minutos e o táxi não chegou. Curiosamente, um outro taxista parou e perguntou se havíamos solicitado um carro pelo SaferTaxi. Explicamos que sim, mas que estava demorando demais. O motorista, então, nos alertou que, por alguma razão, o sistema notificou um taxista que estava a 5 km de nós, enquanto havia um a menos de um quilômetro dali.

Pelas regras do SaferTaxi, isso não deveria ter acontecido. Um taxista não pode interferir na corrida do outro. Tentamos contato com o motorista que estava a caminho e o celular dele estava fora da área de serviço. Sendo assim, acabamos embarcando com o taxista que chegou até nós, simplesmente porque já estava completando quase meia hora desde que chamamos o veículo.

Vale a pena?

Apesar do contratempo que enfrentamos, o serviço funcionou, ou seja, não ficamos sem condução. Dependendo da região em que você se encontra, pode ser que o mais prático seja mesmo acenar para o primeiro táxi que estiver passando pela rua. Porém, em locais mais afastados, pode ser uma boa ideia sacar o smartphone e consultar quantos carros estão por perto ou simplesmente solicitar um. É bastante prático.

  

Quanto ao Wi-Fi oferecido no automóvel, podemos dizer que ele é de boa qualidade e que pudemos navegar e twitar sem qualquer tipo de problema ou limitação. Parece um bom atrativo para viagens mais longas ou simplesmente para quem precisa verificar os emails e não possui um plano 3G habilitado, por exemplo.

Por ser muito recente na capital paulista, é de se esperar que o sistema ainda esteja em fase de amadurecimento e, por isso, apresente algumas inconstâncias, como a que aconteceu conosco. Mas é provável que, daqui a algum tempo, a plataforma já esteja mais sólida e conte com ainda mais recursos, oferecendo agilidade e benefícios extras para quem precisar de uma corrida de táxi.

Uma das funcionalidades previstas para o futuro é a possibilidade de pagar a corrida pelo smartphone, usando um cartão de crédito. Dessa forma, você nem mesmo precisa se preocupar com a forma de pagamento aceita pelo motorista. Vale a pena ficar de olho e torcer para que serviço chegue, em breve, a outras cidades do Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.