10 aplicativos essenciais para o Windows 8

3 min de leitura
Imagem de: 10 aplicativos essenciais para o Windows 8

O Baixaki já produziu vários tutoriais referentes ao Windows 8. Agora, preparamos uma seleção com aplicativos que são essenciais para o seu dia a dia com o mais recente sistema operacional da Microsoft. Vamos à seleção.

Skype

Nossa primeira dica é o Skype, pois o aplicativo de comunicação instantânea e videochamadas adquirido pela Microsoft no ano de 2011 também tem uma edição especialmente feita para o Windows 8.

Os destaques dessa versão incluem a possibilidade de continuar conectado mesmo quando o aplicativo estiver fechado, a inicialização de conversas diretamente a partir do aplicativo Pessoas e a adaptação do software para telas de toque.

SkyDrive

Com este aplicativo, você pode adicionar, baixar, enviar e compartilhar arquivos na nuvem, podendo acessá-los de onde estiver, uma vez que eles ficam disponíveis em vários computadores, em celulares e também em dispositivos sem Windows.

O SkyDrive funciona integrado aos serviços que compunham a antiga Live, sendo necessário possuir uma conta para acessá-lo (é a mesma do seu Hotmail ou MSN, por exemplo). Clique aqui para criar a sua.

SkyDrive.

Evernote Touch

Este é um dos aplicativos mais renomados para você fazer anotações digitais para que elas fiquem sempre à sua disposição. Ele pode ser executado em laptops, smartphones, tablets e na nuvem, o que permite que você “não perca a memória” onde quer que esteja.

Os recursos de destaque do Evernote Touch incluem a sincronização automática entre diferentes dispositivos e a possibilidade de tomar notas em diferentes situações, tudo com as capacidades de toque proporcionadas pelo Windows 8.

Evernote Touch.

Netflix

O serviço de streaming de vídeo mais famoso do mundo também tem adaptação para o Windows 8. O aplicativo lista filmes com imagens de seus pôsteres, bastando selecionar aquele que você deseja assistir.

Ressalta-se que o Netflix é um serviço pago. A fim de utilizá-lo, é necessário ter uma assinatura. Você pode clicar aqui para acessar a página de cadastro e preencher os dados necessários. A mensalidade atual é de R$ 16,90, com um mês grátis de experiência.

Netflix.

Shazam

Este aplicativo completamente integrado à interface do Windows 8 identifica a música que se ouve no momento. Ou seja, ele analisa o som captado pelo microfone e tenta achar uma composição correspondente.

O Shazam também oferece opções para encontrar vídeos no YouTube, abrir a letra da música em questão, ver a biografia do autor, conhecer a discografia do artista e ainda conferir recomendações.

Shazam.

Dicionário Aurélio

O Aurélio é um dos dicionários mais vendidos no Brasil, e a sua versão completa traz mais de 435 verbetes, locuções e definições com classe gramatical, etimologia e a conjugação completa dos verbos.

É possível consultar este dicionário sem precisar estar conectado à internet, e você pode pesquisar qualquer verbete com a utilização de até 19 filtros diferentes. Um detalhe é a explicação das regras do novo acordo ortográfico.

Palco MP3

Este aplicativo tem uma biblioteca com nada menos do que 500 mil músicas compostas por artistas independentes de todo o Brasil, e você pode ouvi-las gratuitamente para fugir dos sons mais populares das rádios, por exemplo.

O Palco MP3 também traz informações detalhadas sobre as bandas, incluindo dados gerais, álbum, letra e até uma lista com outras canções do mesmo grupo, tudo facilmente acessível pela interface do programa.

Palco MP3.Xbox SmartGlass

Este é a solução que faz com que o Xbox trabalhe em conjunto com o Windows 8 para que você tenha uma nova maneira de interagir com as telas do video game a partir de qualquer dispositivo com o mais recente SO da Microsoft — ressalta-se que o aparelho em questão deve ter uma câmera que detecte movimentos.

Com o Xbox SmartGlass, você pode controlar filmes e músicas, assistir a programas de esportes e comandar o que acontece nas partidas dos seus jogos, tudo por meio de gestos. Se você tiver uma assinatura do Xbox LIVE Gold, é possível controlar o navegador da web por meio do console.

Xbox SmartGlass.

Taptiles

Jogo baseado nas versões eletrônicas do milenar Mahjong, cujo objetivo é formar pares entre peças “livres”, ou seja, nas bordas do tabuleiro. Só assim é possível retirá-las e marcar pontos no jogo.

A diferença do Taptiles é que as peças estão em um ambiente tridimensional, apresentando dezenas de novas formações, o que deixa o desafio mais difícil. Outro destaque é a possibilidade de jogar pelo teclado, pelo mouse ou ainda por toques na tela.

Taptiles.

Fresh Paint

A última dica desta seleção é o Fresh Paint, aplicativo gratuito que inclui pintura a óleo e diferentes ferramentas para pintar. Em um dispositivo com tela de toque, basta o passar dos dedos para você pintar o que quiser.

Com o Fresh Paint, você pode misturar e combinar cores até obter o aspecto desejado sem se preocupar com erros, já que é possível apagar e refazer seus traços, além de utilizar zoom para observar os mínimos detalhes das composições.

Fresh Paint.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.