Como ter uma boa noite de sono com a ajuda da tecnologia

3 min de leitura
Imagem de: Como ter uma boa noite de sono com a ajuda da tecnologia

Conforme crescemos e vamos assumindo mais responsabilidades, os dias se tornam mais agitados e acabam em um piscar de olhos. Porém, apesar de chegarem em casa completamente cansadas e com sono, cada vez mais pessoas pelo mundo estão apresentando problemas de insônia ou apenas uma dificuldade leve para conseguir dormir.

Embora consultar um médico provavelmente seja a melhor alternativa para descobrir a causa do problema, existe uma infinidade de gadgets e aplicativos que prometem ajudar você a conquistar a tão sonhada noite de sono ideal. Abaixo, você confere uma pequena seleção com alguns dos aparelhos mais bem cotados disponíveis no mercado.

Zeo Bedside Sleep Manager

O conjunto vem com uma tiara para você usar na cabeça enquanto dorme e um display para ser colocado ao lado da cama, atuando principalmente como relógio. Durante o sono, o aparato analisa as suas ondas cerebrais e armazena essas informações em um cartão SD.

Com ele, você envia manualmente as informações para o site do produto e recebe um email com uma análise pronta, ajudando você a descobrir o que fazer para melhorar sua qualidade de sono. O Zeo Bedside Sleep Manager é um dos produtos do gênero mais populares, porém seu preço não é muito atrativo para quem decidir importá-lo para o Brasil (aproximadamente 300 reais, sem impostos).

Zeo (Fonte da imagem: Divulgação/Zeo)

Lark

Com uma abordagem mais completa do que a do Zeo, o sistema do Lark consiste em uma pulseira usada em combinação com o seu iPhone. Ela armazena informações sobre atividades físicas, sugere horários para comer, oferece dicas para você melhorar a produtividade no trabalho e, à noite, cria gráficos com informações sobre a sua noite de sono.

A pulseira também possui a função de despertador, vibrando levemente para acordar apenas você, e não a casa inteira – algo útil para casais com rotinas diferentes. Além disso, Lark identifica quantas vezes você acordou e se movimentou durante a noite, deduzindo qual o melhor momento para que você seja acordado. Entretanto, ele não apenas exige um iPhone, como seu preço também está na faixa dos 300 reais (sem impostos).

Lark (Fonte da imagem: Divulgação/Lark)

LightSleeper

Este é um dispositivo feito para quem realmente tem insônia e não consegue pegar no sono de jeito nenhum. Desenvolvido com o financiamento do governo britânico, o LightSleeper projeta uma luz azul no teto. Enquanto ela realiza movimentos circulares, a ideia é você acompanhá-la com os olhos, o que “magicamente” induz você ao sono, sem precisar de remédios pesados. O preço aproximado do produto é de 400 reais, sem encargos financeiros ou frete.

LightSleeper (Fonte da imagem: Divulgação/LightSleeper)

Philips Wake-up Light

Se você não gosta de acordar assustado com o barulho estridente do seu despertador, o Philips Wake-up Light oferece uma abordagem mais sutil: o aparelho emana uma luz gradativamente mais intensa, a qual pretende simular o nascer do sol. Dependendo do modelo, o dispositivo também é capaz de emitir sons da natureza para auxiliar no processo. Há como encontrá-lo com preços em torno de 280 reais, já com impostos.

Philips Wake-up Light (Fonte da imagem: Divulgação/Philips)

Music Therapy for Sound Sleep

Este aplicativo para Android apresenta uma grande gama de sons, os quais podem ser configurados para tocar simultaneamente, criando um “barulho ambiente”. O seu grande diferencial é o uso de ondas alfa de baixa frequência, as quais estimulam um estado mental de sonolência e ajudam você a pegar no sono rápido, bem como dormir melhor. Embora tenha uma versão gratuita, o app completo está disponível por apenas 6 reais.

Music Therapy (Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

Pzizz Sleep

O Pzizz é um aplicativo para iPhone com função similar ao app mencionado logo acima. A diferença é que ele faz uma combinação aleatória de músicas de variados gêneros, sons relaxantes e vozes falando palavras inspiradoras. Segundo o desenvolvedor, especialistas em programação neurolinguística ajudaram na criação do app – então, as palavras ouvidas possuem função sugestiva, ajudando você a dormir. O preço está na faixa dos 12 reais.

Pzizz (Fonte da imagem: Reprodução/App Store)

Boa noite!

Embora as tecnologias acima sejam de grande ajuda para quem enfrenta dificuldades na hora de dormir, vale lembrar que elas não fazem o mesmo efeito caso você mesmo não se ajude. Ou seja, beber café, comer alimentos pesados, tomar banho quente e usar o computador imediatamente antes de dormir são ações a serem evitadas, uma vez que elas ajudam você a ficar em estado de alerta e, consequentemente, tiram o seu sono.

Fontes: DVICE, Revista Galileu, HypeScience

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.