Miniaturas são ótimos enfeites, mas nem por isso elas não podem funcionar corretamente. Pelo menos essa é a lição que se tira da lista de cinco motores em miniaturas que não devem em quase nada para seus originais de tamanho bem maior. Quem elaborou a lista foi o TechEBlog e o Tecmundo republica agora para você.

1. Menor motor V12 do mundo

Presentes em carros como a Ferraria 250 GTO, o motor V12 é composto por duas bancadas de seis cilindros. A união das duas partes forma um “V”, daí o nome deste tipo de motor. Mas, apesar de o pequeno motor em questão não ser capaz de fazer andar uma Ferrari, ele continua sendo impressionante: composto de aço inoxidável, bronze e alumínio, ele funciona com ar comprimido e tem deslocamento de 12 cm³.

2. Motor V8 de LEGO

LEGO diverte crianças, adultos e inventores de todos os lugares. Desta vez, um inspirado entusiasta das pecinhas resolveu criar um motor V8 usando apenas elas mesmas. O minimotor é bonito e alcança até 1.780 rotações por minuto.

3. Motor V12 de quatro-tempos refrigerado

Pequeno, mas valente, este motor V12 de quatro-tempos de 87 cilindradas e é refrigerado. Ele não é um minimotor qualquer, afinal, foi criado para dar vida e movimento a modelos RC, aqueles pequenos carros de corrida guiados por controle remoto.

4. Motor V8 de papel

(Fonte da imagem: Divulgação/Yees Job)

Até agora, todos os motores da lista eram compostos apenas de metais, ou seja, nada mais do que o normal. Movida a duas baterias de 1,5 volt, esta pequena peça, é feita toda de papel e, acredite, funciona. Tudo bem que a parte interna dela continua sendo de metal, mas mesmo assim é impressionante.

5. Motor de 4 cilindros

(Fonte da imagem: Reprodução/The Sherline Lathe)

Por fim, a lista dos minimotores que funciona é fechada com um modelo de quatro cilindros. Esta belezinha da foto é apontada como a menor do gênero em todo o mundo e, como você pode ver, é pouco maior do que uma moeda. Este motor levou 600 horas para ficar pronto.