Descubra se o firewall do seu computador está vulnerável

2 min de leitura
Imagem de: Descubra se o firewall do seu computador está vulnerável

Muita gente acha que basta ter um bom antivírus e um firewall ativado para se manter seguro enquanto navega. Para quem ainda não sabe, firewall é o sistema responsável por controlar as informações que entram e saem de um computador ou rede, ajudando a manter a segurança de ambos.

Apesar disto, não basta apenas ter um firewall (seja da Microsoft ou de terceiros) funcionando para que você esteja livre de problemas. É preciso também que ele esteja configurado de modo a proteger um PC de ataques externos, logo, realizar testes que colocam à prova estas configurações é uma boa forma de encontrar erros e evitar maiores problemas.

A dica de agora é de um serviço online, um site, que realiza este tipo de teste. O Shields Up!!  (clique para acessar) é um medidor de vulnerabilidade capaz de fazer sete tipos de testes, sendo que três deles estão diretamente ligados a questão de firewall. O Baixaki trata agora um pouco sobre cada um. Vamos lá.

Sabendo do que se trata

A primeira ação a ser tomada é ler as notas introdutórias do serviço. Se é a primeira vez que você faz uso do Shields Up!!, isto é imprescindível. Não há nada demais, apenas um breve relato de que seus dados não ficarão armazenados, tampouco serão usados de qualquer forma por qualquer pessoa, bem como uma descrição simples sobre como funcionam os testes. Se você estiver de acordo, clique em “Proceed”.

Leia as instruções antes de seguir adiante

Os testes

Da barra que reúne os testes, reproduzida na imagem abaixo, nós usaremos os três primeiros: “File Sharing” para problemas relacionados ao compartilhamento de arquivos por meio de seu PC, “Common Ports” para verificar se portas estão abertas indevidamente em seu sistema, e, por fim, “All Service Ports” para escanear todas as portas e verificar quais estão abertas, fechadas ou escondidas.

Os testes

Para realizar qualquer um destes testes não é preciso informar nada. Basta clicar sobre o botão referente a um deles e aguardar alguns segundos até que o resultado seja exibido na tela. Os resultados contam com diversas informações que deixam bem claro se o firewall de sua máquina está ou não com problemas, quais são estes problemas e o que pode ser feito para corrigi-los.

Resultados

Se por um lado iniciar os testes é uma tarefa simples, analisar as informações prestadas por eles pode não ser tão tranquilo assim. Se forem encontrados problemas, provavelmente várias informações serão exibidas, e interpretá-las é essencial para consertar o que estiver errado com o firewall do computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.