Descubra se seu Android está vulnerável à falha “Stagefright”

1 min de leitura
Imagem de: Descubra se seu Android está vulnerável à falha “Stagefright”

O bug conhecido como “Stagefright”, descoberto pela empresa de segurança Zimperium, afeta atualmente quase 95% dos dispositivos que rodam o sistema operacional da Google, o Android. O problema é grave e se encontra em um grande número de versões: da 2.2 (Froyo) até a 5.1 (Lollipop).

A Google lançou rapidamente uma correção para a linha Nexus, e outras empresas, como a Samsung, por exemplo, prometeram que atualizariam também seus principais dispositivos para corrigir a vulnerabilidade, que pode permitir a um invasor tomar o controle do aparelho.

Enquanto a correção não é liberada para o público em geral, algumas companhias estão aproveitando para lançar aplicativos que podem verificar a existência do bug em qualquer gadget. A Zimperium publicou o Stagefright Detector App no Google Play, enquanto que a Lookout Mobile Security lançou o Stagefright Detector, por e exemplo.

Dicas para se proteger

A primeira opção não é exatamente muito útil, já que ela apenas confirma o óbvio caso você não tenha um Nexus atualizado: o seu Android está vulnerável. Por outro lado, o Stagefright Detector oferece um guia com algumas dicas de configuração que podem dificultar a exploração do “Stagefright”.

Se você está preocupado com sua segurança e seu dispositivo ainda não recebeu um patch corretivo, conferir as sugestões do Stagefright Detector é sem dúvida nenhuma uma boa pedida.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.