Fonte da imagem: Panda Security

Fonte da imagem: Panda Security

Um comunicado alerta os usuários do Facebook, e de programas como o MSN sobre novos ataques que utilizam estes serviços como isca. De acordo com a Panda Security, só em janeiro deste ano, mais de 50% dos computadores do mundo foram infectados com trojans.

O novo vilão denunciado pela empresa é o trojan Asprox.N. Utilizando um email enviado em nome do Facebook, ele informa que a conta do usuário está sendo utilizada para enviar SPAM.

Fonte da imagem: Panda Security

Fonte da imagem: Panda Security

Em seguida, afirma que sua senha foi modificada, por questões de segurança, e pede que o usuário acesse o arquivo em anexo para saber mais detalhes. Assim que o documento do Word é aberto, o trojan faz com que o computador envie SPAM utilizando as conexões disponíveis.

Outro novo malware é o Lolbot.q. Seu formato já é conhecido, pois é distribuído através de uma mensagem e um link enviados utilizando o MSN e similares. Ao clicar, o usuário faz o donwload de um worm que sequestra a conta do Facebook, impedindo que ela seja acessada.

Uma mensagem afirma que sua conta está suspensa e que, para acessá-la novamente, você deve responder a um questionário – no qual pode ganhar prêmios como iPhone 4, Ipad, entre outros.

Fonte da imagem: Panda Security

Fonte da imagem: Panda Security

Atraídos pela premiação, os usuários respondem as perguntas. Ao final, o malware pede o número de celular para fazer a cobrança de créditos semanais e só então o usuário pode recuperar sua conta na rede social.

Cupons de desconto TecMundo: