Serra da Bosch consegue detectar pele humana e derrubar lâmina sem quebrar

1 min de leitura
Imagem de: Serra da Bosch consegue detectar pele humana e derrubar lâmina sem quebrar

Lidar com grandes serras e outras ferramentas do tipo sempre envolveu a necessidade de medidas e mecanismos de segurança para evitar acidentes graves – que geralmente envolvem perda de dedos ou coisas piores. Há cerca de dez anos a criação da tecnologia SawStop revolucionou esse tipo de precaução, retraindo lâminas ao detectar contato com pele humana, mas destruindo completamente o equipamento no processo.

Ainda que nenhuma ferramenta valha a saúde e as vidas das pessoas, ter que comprar produtos novos toda vez que alguém cometia um deslize também estava longe de ser uma solução ideal, e foi pensando nisso que a Bosch desenvolveu a REAXX Portable Jobsite Table Saw. Na prática, a novidade faz a mesma coisa que a SawStop, mas evita a destruição da ferramenta e torna possível retomar o trabalho em cerca de 60 segundos.

Explosão salvadora

O mecanismo funciona em questão de instantes após detectar a condutividade típica da pele humana – algo similar à tecnologia das touchscreens da maioria dos smartphones atuais. Ao perceber o contato com o tipo errado de material, um pequeno cartucho explosivo é acionado e faz com que a lâmina seja prontamente retraída para dentro da mesa, onde é devidamente amparada e freada.

Para continuar o serviço, basta abrir a lateral da máquina, recolocar a serra no lugar e trocar de cápsula – que possui dois disparos –, processo que pode ser feito em cerca de um minuto. A mesa de serragem REAXX possui luzes LED de alerta que servem para avisar o operador se as condições do equipamento estão seguras para o serviço.

Além disso, é possível desativar temporariamente o mecanismo de segurança caso seja necessário usar o equipamento para cortar materiais com uma condutividade similar à da pele humana. A REAXX Portable Jobsite Table Saw deve chegar ao mercado norte-americano no último trimestre deste ano. A ferramenta deve custar US$ 1.500 (cerca de R$ 4.865, sem contar impostos), mas ainda não há informações sobre o preço de cada cartucho.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.