Senadora dos Estados Unidos quer colocar câmeras em todos os policiais

1 min de leitura
Imagem de: Senadora dos Estados Unidos quer colocar câmeras em todos os policiais

Claire McCaskill, senadora do Partido Democrata no Missouri, acredita que todos os policiais dos Estados Unidos deveriam usar câmeras em seus uniformes. A ideia ganhou força depois do assassinato de Michael Brown em Fergunson no começo deste mês. O caso virou alvo de polêmica: um oficial branco atirou e matou um cidadão negro após ele roubar desarmado um maço de cigarros. A polícia alega que Brown tentou retirar a arma do policial, que então atirou contra o jovem. Mas as testemunhas afirmam que a vítima estava com os braços para o alto.

A senadora acredita que as câmeras seriam a melhor solução para este tipo de problema. “Todos os lugares onde vou eu vejo pessoas com câmeras, o que faz com que os policiais fiquem em desvantagem, já que muitas vezes alguém pode filmar um “abuso” da polícia de forma editada, ou filmando apenas uma pequena parte do crime. Isso pode dar a impressão de que o oficial reagiu de maneira errada quando ele não o fez”.

McCaskill tem sido muito criticada pela sua postura no caso, mas ela não está sozinha no seu pedido por maior vigilância nos uniformes policiais. Na semana passada, uma petição com um requerimento semelhante alcançou 100 mil assinaturas na página da Casa Branca, o que força o governo a se pronunciar sobre o assunto.

Alguns departamentos de polícia nos Estados Unidos já seguem esta medida há alguns anos e estudos parecem comprovar que desde o implemento das câmeras, houve uma redução drástica de casos de abuso de autoridade policial. Para a União das Liberdades Civis dos Estados Unidos, o uso cotidiano das filmagens é uma situação positiva, pois protegem o povo da má conduta policial,e ajudam a defender a polícia de acusações falsas de abuso.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.