A Avast anunciou o lançamento do avast! Ransomware Removal, um novo aplicativo gratuito que elimina o ransomware em aparelhos Android e decripta arquivos bloqueados e raptados. Com o novo aplicativo para smartphones e tablets Android, a Avast oferece uma solução rápida para a ameaça Simplocker – novo vírus de Android que encripta fotos, vídeos e documentos em smartphones e tablets, exigindo um pagamento para liberá-los –, descoberta no início de junho.

De acordo com Ondrej Vlcek, diretor de operações da Avast, “o Simplocker bloqueia o acesso a arquivos em dispositivos móveis. Sem a ferramenta de remoção de ransomware, os usuários afetados têm de pagar 21 dólares para recuperar o acesso a seus arquivos pessoais”.

Ainda que o crescimento exponencial de ransomware em dispositivos móveis seja visível, a maioria das ameaças de encriptação de arquivos pessoais é falsa. O Simplocker é o primeiro ransomware que de fato encripta estes arquivos.

Qualquer pessoa afetada pelo Simplocker ou outro tipo de ransomware pode baixar o programa gratuito avast! Ransomware Removal na loja Google Play Store na internet e instalá-lo remotamente no dispositivo afetado.

Depois da instalação, basta que o usuário execute o aplicativo no dispositivo para eliminar a ameaça. O programa fará uma varredura no aparelho, eliminando o vírus e liberando os arquivos do usuário.

Vale ressaltar que você também pode instalar gratuitamente o avast! Mobile Security para evitar ransomware e outros tipos de malware – a ferramenta detecta o Simplocker como “Android: Simplocker”.

Cupons de desconto TecMundo: