Imagem de: As luzes de emergência do futuro

As luzes de emergência do futuro

1 min de leitura
Avatar do autor

Em uma emergência, nem sempre é fácil observar as luzes de emergência que se acendem em corredores e outros locais. Pensando nisso, designers chineses bolaram um sistema de segurança inteligente que funciona como uma espécie de tocha portátil feita inteiramente de LEDs. Além de iluminar o caminho, os dispositivos contam com um mapa integrado do local onde estão instalados, permitindo que o usuário localize facilmente a melhor rota de fuga.

A tecnologia funciona da seguinte forma: em caso de incêndio, diversas capsulas removíveis são iluminadas e basta retirá-las do local onde ficam armazenadas para ter uma fonte confiável de iluminação. Em seguida, basta dirigir-se até a saída mais próxima e, em caso de dúvidas, consultar o mapa projetado pelo próprio dispositivo.

Fonte: Yanko Design

Atualmente a ideia não passa de um simples conceito, porém nada impede que seja empregada no futuro de forma prática para evitar maiores acidentes em caso de incêndios. O design inteligente rendeu aos criadores um prêmio no Liteon Awards, uma das maiores competições de design industrial da China.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
As luzes de emergência do futuro