As luzes de emergência do futuro

1 min de leitura
Imagem de: As luzes de emergência do futuro

Em uma emergência, nem sempre é fácil observar as luzes de emergência que se acendem em corredores e outros locais. Pensando nisso, designers chineses bolaram um sistema de segurança inteligente que funciona como uma espécie de tocha portátil feita inteiramente de LEDs. Além de iluminar o caminho, os dispositivos contam com um mapa integrado do local onde estão instalados, permitindo que o usuário localize facilmente a melhor rota de fuga.

A tecnologia funciona da seguinte forma: em caso de incêndio, diversas capsulas removíveis são iluminadas e basta retirá-las do local onde ficam armazenadas para ter uma fonte confiável de iluminação. Em seguida, basta dirigir-se até a saída mais próxima e, em caso de dúvidas, consultar o mapa projetado pelo próprio dispositivo.

Fonte: Yanko Design

Atualmente a ideia não passa de um simples conceito, porém nada impede que seja empregada no futuro de forma prática para evitar maiores acidentes em caso de incêndios. O design inteligente rendeu aos criadores um prêmio no Liteon Awards, uma das maiores competições de design industrial da China.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.