Google disponibiliza versão criptografada para seu site de buscas

1 min de leitura
Imagem de: Google disponibiliza versão criptografada para seu site de buscas

Para quem prioriza a segurança na hora de navegar pela internet, uma boa notícia: a Google passou a disponibilizar pesquisas criptografadas para seu site de buscas.

Como utiliza o protocolo SSL (Secure Sockets Layer) de segurança, que dá ao usuário maior privacidade na hora de procurar algum termo no site, a busca é enviada de forma segura para os servidores da empresa. Dessa forma, os dados enviados e recebidos ficam impossibilitados de serem interceptados por outra pessoa.

O serviço está sendo adicionado aos poucos no site, que pode ser acessado por meio deste link, que já utiliza o padrão de segurança (HTTPS) em seu endereço.

Google criptografado

Porém, quem deseja realizar buscas por meio desta página não vai encontrar resultados que envolvam outros serviços Google, como mapas, imagens e vídeos, já que eles não possuem suporte  para o novo recurso.

A Google percebeu a necessidade de criptografar suas buscas quando dados de usuários passaram a ser capturados de redes Wi-Fi por veículos do Google Street View, o que resultou em mais de 600 GB de informações coletadas indevidamente.

Como funciona o SSL

O protocolo SSL (Secure Sockets Layer) é uma das maneiras mais utilizadas de criptografia de dados. Ela faz com que a mensagem seja conhecida apenas pelos dois extremos da comunicação: o emissor e o receptor.

Conexão segura

No caso do site de buscas do Google, os dados enviados só serão de conhecimento da empresa e do usuário, evitando que novos vazamentos ocorram, como no caso do Street View.

Reconhecer uma página que utiliza esse sistema de segurança é simples. Em seu endereço, o protocolo padrão de internet é substituído por HTTPS, indicando que aquelas informações são criptografadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.