Você deveria desligar o Wi-Fi do celular sempre que não estiver utilizando o recurso. A recomendação vem da French Computer Emergency Response Team (CERT-FR), uma das principais autoridades de segurança cibernética da França e faz parte de um relatório recente sobre boas práticas de proteção digital.
O alerta aparece no documento “MOBILE PHONES – Threat Landscape since 2015”, publicado em 26 de novembro deste ano. No material, a entidade detalha como tecnologias de comunicação sem fio — como 4G, 5G, Wi-Fi e Bluetooth — ampliam a superfície de ataque dos smartphones e podem ser exploradas por agentes mal-intencionados.
Nossos vídeos em destaque
)
Segundo a CERT-FR, redes Wi-Fi representam um vetor de risco relevante, especialmente quando são públicas ou mal configuradas. “As redes Wi-Fi, especialmente as públicas desprotegidas, podem apresentar vulnerabilidades ou fragilidades em sua configuração que as tornam vulneráveis a ataques AITM [adversary-in-the-middle]”, explicou a entidade. Nesse tipo de ataque, um invasor pode se posicionar entre o usuário e o ponto de acesso para interceptar, modificar ou coletar informações confidenciais.
Para reduzir esses riscos, a CERT-FR recomenda uma série de medidas de segurança relacionadas ao uso de Wi-Fi em celulares:
- Desativar o Wi-Fi quando não estiver em uso;
- Desativar a conexão automática a redes Wi-Fi conhecidas ou públicas;
- Evitar conectar-se a pontos de acesso Wi-Fi, a menos que seja realmente necessário e, sempre que possível, utilizar uma VPN.
As recomendações da CERT-FR não são exatamente práticas para o uso cotidiano, já que adicionam atrito à experiência do usuário. Ainda assim, elas reforçam cuidados básicos de segurança, principalmente ao acessar redes Wi-Fi públicas, que continuam sendo um dos pontos mais sensíveis no dia a dia digital.
Além do Wi-Fi, a CERT-FR também aponta riscos semelhantes no uso do Bluetooth. As orientações incluem manter a tecnologia desativada quando não estiver em uso e redobrar a atenção ao parear o celular com dispositivos desconhecidos.
Aproveite recursos nativos
Alguns sistemas operacionais para celular, como a One UI da Samsung, oferecem mecanismos de proteção nativos para tornar o aparelho mais seguro.
Na interface da Samsung, por exemplo, há a função “Wi-Fi Inteligente" no menu de configurações da conexão. Lá, é possível encontrar a função “Ativar/desativar Wi-Fi automaticamente” que, quando ativada, desliga a conexão sem fio quando você está em locais que não a utiliza com frequência.
Você pode conferir o conteúdo completo do “MOBILE PHONES – Threat Landscape since 2015” no site oficial da CERT-FR.
Para continuar bem informado sobre segurança digital, tecnologia e privacidade, acompanhe o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das principais recomendações para proteger seus dispositivos.
)
)
)
)
)
)
)