24% de todos os computadores estão desprotegidos, diz Microsoft

1 min de leitura
Imagem de: 24% de todos os computadores estão desprotegidos, diz Microsoft


Em seu último relatório de segurança, a Microsoft apontou que quase um quarto dos computadores pessoais de todo o mundo estão sem nenhum tipo de antivírus ou medida de proteção contra malwares. Segundo a companhia, esses computadores apresentam 5,5 vezes mais chances de contrair vírus do que aqueles que têm softwares de segurança instalados. Ainda assim, muita gente parece disposta a correr os riscos (ou simples desconhece o perigo).

O relatório ainda apresenta quais países têm mais computadores sem proteção. O ranking é liderado pelo Egito, com 40% de seus PCs sem nenhum antivírus instalado. Em seguida estão a Índia, com 30%, e a Rússia, com 29%. Os países com menor índice de PCs desprotegidos são o Reino Unido, a Austrália e o Brasil, os três empatados com 21% de suas máquinas desprotegidas.

De acordo com o relatório da Microsoft, a razão para tantos computadores sem antivírus não está unicamente na preguiça dos usuários, mas também na falta de informação de muita gente a respeito da importância de software do tipo. Além disso, fatores como períodos gratuitos que expiram sem os usuários perceberem e vírus capazes de desabilitar as proteções do computador também contribuem para o aumento desse índice mundialmente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.