Programa Celular Seguro recebe atualização que simplifica o cadastro de telefones roubados

1 min de leitura
Imagem de: Programa Celular Seguro recebe atualização que simplifica o cadastro de telefones roubados
Imagem: Ministério da Justiça e Segurança Pública/Reprodução

O programa Celular Seguro recebeu uma atualização para tornar o cadastro mais simples e aprimorar o sistema de envio de alertas, conforme anunciou o governo federal nesta terça-feira (9). A iniciativa objetiva reduzir furtos e roubos de smartphones no Brasil.

Uma das alterações implementadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), responsável pelo projeto, está nas informações exigidas para o registro na plataforma. A partir de agora, o usuário precisa apenas do número da linha, a operadora contratada e a marca do aparelho para efetuar o registro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O programa objetiva inibir furtos e roubos de celulares, facilitando o bloqueio dos aparelhos.O programa objetiva inibir furtos e roubos de celulares, facilitando o bloqueio dos aparelhos.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Dados como o IMEI do celular e o modelo do aparelho furtado ou roubado não são mais necessários, simplificando o cadastramento. Além disso, o sistema ganhou a opção “Outra operadora”, no campo “Operadoras”, e permite selecionar a marca do telefone escolhendo a partir de uma lista.

Além disso, será possível notificar a perda ou o roubo do dispositivo em até 15 dias no programa Celular Seguro, selecionando o tipo de alerta desejado, como bloqueio do aparelho/linha, outros tipos de bloqueios ou ambas as opções. Antes de enviar a notificação pelo sistema, o usuário terá que confirmá-la, evitando cliques acidentais.

Desbloqueio online continua indisponível

Segundo o MJSP, essas mudanças atendem a pedidos feitos por usuários e parceiros da iniciativa, tornando a utilização da ferramenta e a comunicação de perda, furto ou roubo do telefone mais efetivas. No entanto, a possibilidade de fazer o desbloqueio do smartphone pelo sistema ainda não foi disponibilizada.

Caso o proprietário consiga recuperar o telefone bloqueado no programa Celular Seguro, deve realizar o desbloqueio entrando em contato diretamente com a operadora, bancos e os demais participantes do projeto. Como explica o Ministério, “cada empresa segue um rito diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos”.

O sistema está disponível gratuitamente por meio do site oficial e app para Android e iOS. Cada usuário cadastrado pode indicar pessoas de confiança para efetuar o bloqueio do celular, não havendo limites para cadastros de números, desde que eles estejam vinculados ao CPF do titular da linha.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.