Celular Seguro é lançado hoje (19): como bloquear celular roubado no app do governo

3 min de leitura
Imagem de: Celular Seguro é lançado hoje (19): como bloquear celular roubado no app do governo
Imagem: K-Kwanchai/Getty Images

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançará hoje (19) o aplicativo e site do Celular Seguro, que consegue bloquear em até 30 minutos smartphones que foram roubados ou furtados. O serviço é gratuito e funciona em todo o território nacional.

De acordo com a pasta, o app Celular Seguro será uma boa ferramenta porque interliga vários sistemas. Ou seja, ao perder um aparelho o usuário poderá acessar o site e notificar bancos, Anatel, operadoras e outros serviços.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se o próprio dono do celular perdido não puder acessar o site em um computador, por exemplo, a plataforma oferece indicações de pessoas de confiança. Estas pessoas poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica no lugar da vítima.

Inicialmente, instituições como Banco Pan, Banco Inter, Sicoob, Caixa, BTG Pactual, Santander, Banco do Brasil e Bradesco já fecharam parceria com a plataforma. Em entrevista ao g1, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, disse que iFood, Uber, 99, Mercado Livre e Nubank irão aderir ao Celular Seguro em breve.

Além disso, o governo quer também adicionar novas funcionalidades no Celular Seguro, como o bloqueio dos chips. Isso impossibilita os criminosos de realizarem métodos de recuperação de senhas.

Epidemia de roubo de celulares

Dentre os considerados crimes contra o patrimônio, os roubos e furtos de celulares estão disparados na primeira colocação. Em 2022, o Brasil registrou 508,3 mil roubos e 490,8 mil furtos de smartphones, totalizando quase 1 milhão de ocorrências. Os números representaram um aumento de 16,6% na comparação com 2021.

E mesmo a estatística oficial sendo assustadora, a realidade pode ser ainda pior. As informações, que constam no 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, levam em consideração somente registros notificados. Ou seja, outros milhares de casos em que as vítimas não fizeram boletim de ocorrência estão escondidos.

De acordo com o governo federal, neste contexto o projeto Celular Seguro foi concebido para “melhorar a segurança na utilização de dispositivos móveis por meio de cadastro centralizado dos Dispositivos Móveis Cadastrados, assim como dados de contato de Pessoas de Confiança dos proprietários dos Dispositivos Móveis Cadastrados”.

Celular SeguroO app Celular Seguro é mais uma tentativa de frear os roubos e furtos de celulares no Brasil (Imagem: Reprodução/Governo Federal)

Com esta centralização, o objetivo é agir de forma mais rápido nos casos de furto, roubo ou perda. Atualmente, quem perde o acesso ao celular precisa notificar individualmente sua operadora e instituições bancárias, por exemplo.

Falando ao g1, Ricardo Cappelli argumentou que os bandidos que roubarem os aparelhos não conseguirão utilizar os aplicativos e nem acessar os bancos da vítima.

“A gente acredita que, com isso, vai desestimular o interesse por esse delito e também pela receptação”, acrescentou.

Como bloquear um celular roubado?

Além de um site, o Celular Seguro está disponível gratuitamente em formato de app para celulares Android e iOS. Confira, a seguir, como acessar e se cadastrar no Celular Seguro:

  • Baixe o aplicativo no Google Play (Android) ou App Store (iOS) e realize a instalação;
  • Abra o app e clique em “Entrar com gov.br”, depois se identifique utilizando seu CPF e senha;
  • Ao acessar o sistema pela primeira vez, você precisará aceitar os termos de uso. Clique em “Concordo” para prosseguir com o acesso;
  • Depois disso você já tem acesso ao Celular Seguro. A tela inicial conta com as opções de cadastro de pessoas de confiança, registrar um telefone e registrar uma ocorrência;
  • No menu lateral você tem acesso a mais opções como edição do seu perfil, buscar dispositivo, tutorial e termos de uso.

Confira, a seguir, como usar o Celular Seguro para bloquear um smartphone roubado:

  • Para denunciar um aparelho que foi furtado você pode acessar o site do Celular Seguro e informar a ocorrência. Acesse o endereço, faça seu login e clique em “Registrar ocorrência” logo na página inicial;
  • Escolhe as opções “Meus telefones” ou “Telefone de confiança”. O primeiro é para caso o aparelho perdido foi um seu, enquanto o segundo é para aparelhos de terceiros;
  • Depois de escolhido o aparelho que sumiu, registre a ocorrência clicando em “Alerta”;
  • Para emitir o alerta para as operadoras e bancos é preciso informar data, tipo de situação, hora, cidade e outros detalhes relacionados ao roubo/furto/perda;
  • Depois que o alerta for emitido, o sistema informará um protocolo. Anote este número porque ele é importante para atendimentos posteriores;
  • Com o alerta emitido, as instituições serão notificadas e se comprometem a bloquear acesso aos bancos e operadoras naquele aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.