Como descobrir, bloquear e desbloquear o IMEI de um celular?

4 min de leitura
Imagem de: Como descobrir, bloquear e desbloquear o IMEI de um celular?
Imagem: GettyImages

O IMEI é um registro único do seu aparelho de telefone que serve para identificá-lo em diversas ocasiões. Com ele, é possível ter acesso a uma série de recursos, como bloqueio de acesso à rede móvel do smartphone em caso de roubo ou furto, e até mesmo a localizá-lo pelas ferramentas dos sistemas operacionais.

Entretanto, algumas pessoas sofrem com um outro problema: o desbloqueio do IMEI. Isso acontece em casos onde o celular é recuperado pelo seu dono, depois que a operadora fez a interrupção da conexão, e agora o usuário precisa recuperar o acesso. Mas para a felicidade de todos, há sim uma forma de reverter esse desbloqueio.

Pensando nisso, hoje o TecMundo traz um guia que ensina como descobrir, bloquear e desbloquear o IMEI de um celular. Confira!

Como descobrir o IMEI do seu celular?

É possível descobrir o IMEI do seu aparelho de diversas formas. A principal delas é conferir a nota fiscal ou a caixa original do smartphone, onde o código é exibido junto a um código de barras.

Caso você não tenha mais nenhuma delas, é possível fazer através do seu celular de duas formas. A mais simples é delas é pela função de ligação do aparelho:

1. Acesse a opção de realizar uma ligação no seu smartphone;

2. Uma vez lá, digite o código " *#06# ";

Digite o código para visualizar ao seu IMEIDigite o código para visualizar ao seu IMEIFonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Logo após inserir o último dígito, você receberá na tela as informações contendo o IMEI do seu aparelho.

Depois de digitar o código o IMEI será exibido na tela do seu smartphoneDepois de digitar o código o IMEI será exibido na tela do seu smartphoneFonte:  Reprodução / TecMundo 

Já a outra maneira de encontrar o IMEI do aparelho é indo até as opções de ajustes do sistema. Elas variam de acordo com o tipo de celular, ou seja, os caminhos mudam no iOS e no Android. Confira:

No sistema iOS

1. Vá até a opção "Ajustes";

2. Em seguida, aperte em "Geral";

Desça a tela para achar a opção em "Geral"Desça a tela para achar a opção em "Geral"Fonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Na próxima tela, aperte na opção "Sobre";

Aperte em "Sobre"Aperte em "Sobre"Fonte:  Reprodução / TecMundo 

4. Por fim, desça a tela até encontrar o código correspondente ao seu IMEI, como mostra a imagem abaixo.

O seu IMEI será exibido na tela de informaçõesO seu IMEI será exibido na tela de informaçõesFonte:  Reprodução / TecMundo 

No sistema Android

1. Vá até a opção "Configurações";

2. Em seguida, aperte em "Sistema";

Aperta em "Sistema" para ver mais opçõesAperta em "Sistema" para ver mais opçõesFonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Depois, aperte em "Status";

Em "Status" você tem acesso a dados do seu aparelhoEm "Status" você tem acesso a dados do seu aparelhoFonte:  Reprodução / TecMundo 

4. Na próxima tela, aperte em "Informações do IMEI";

Aperte em "Informações de IMEI" para visualizar o número deleAperte em "Informações de IMEI" para visualizar o número deleFonte:  Reprodução / TecMundo 

5. Pronto, agora você poderá visualizar o código de 16 dígitos correspondente ao seu IMEI.

É possível visualizar o número do seu IMEI na tela que se abriuÉ possível visualizar o número do seu IMEI na tela que se abriuFonte:  Reprodução / TecMundo 

Como bloquear o IMEI do seu celular?

Para bloquear o IMEI de um aparelho roubado ou furtado, é preciso entrar em contato com a sua operadora de telefonia. Os números das empresas que atuam aqui no Brasil são:

  • Claro - 1052;
  • Oi - 1057;
  • TIM - 144 (apenas para celulares TIM) ou 1056 (de qualquer telefone);
  • Vivo - *8486 (apenas para celulares VIVO) ou 1058 (de qualquer telefone).

Uma vez em contato com elas, será necessário repassar o número do seu IMEI e seguir os procedimentos repassados pela própria empresa.

Também é necessário que você faça um Boletim de Ocorrência para registar a perda do aparelho. Em casos de furto, você pode fazer o BO de forma online, através dos portais de órgãos estaduais ou federais.

Você pode fazer o BO online em casos de celulares furtadosVocê pode fazer o BO online em casos de celulares furtadosFonte:  GettyImages 

Por fim, você também pode usar o app do governo federal Celular Seguro BR. Com ele é possível centralizar o registro da ocorrência e também bloquear o seu aparelho para que ele não seja utilizado por criminosos que estão de posse dele.

Como desbloquear o IMEI do seu celular?

O desbloqueio do IMEI varia de acordo com a operadora de telefonia. Entretanto, em todos os casos, é preciso comprovar que o aparelho em questão é seu. E para isso, será necessário reunir documentos que provem isto, como nota fiscal do produto.

O desbloqueio do IMEI pode ser feito na loja física de sua operadora de telefoniaO desbloqueio do IMEI pode ser feito na loja física de sua operadora de telefoniaFonte:  GettyImages 

Caso ele tenha sido comprado por terceiros, e a nota fiscal esteja no nome de outra pessoa, é necessário que ela lhe acompanhe durante todo o processo ou que apresente um termo de doação registrado em cartório.

Para iniciar o processo, você pode ir fisicamente a uma loja mais próxima de sua operadora, ou em alguns casos, iniciar o procedimento online. Depois de concluído todo o processo de comprovação do aparelho, as empresas têm até 72 horas para desbloquear o IMEI após a solicitação do usuário. 

Agora que você já sabe os procedimentos, não é mais necessário se preocupar em encontrar o IMEI do seu celular, ou até mesmo de bloquear e desbloquear o mesmo.

E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais e acompanhe outras matérias disponíveis aqui no portal. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.