Banco Central comunica vazamento de dados de mais de 46 mil chaves Pix; veja detalhes

2 min de leitura
Imagem de: Banco Central comunica vazamento de dados de mais de 46 mil chaves Pix; veja detalhes
Imagem: Getty Images/Reprodução

Um total de 46.093 chaves do Pix pertencentes aos clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) foram vazadas, de acordo com informações do Banco Central (BC) na segunda-feira (18). Esse foi o sexto incidente do tipo desde a estreia da ferramenta de pagamentos instantâneos em novembro de 2020.

De acordo com a autoridade monetária, o vazamento aconteceu devido a “falhas pontuais” nos sistemas da instituição financeira. No entanto, informações sensíveis como senhas, extratos, saldos e outros dados protegidos por sigilo bancário não foram expostas.

Apenas dados cadastrais dos clientes foram expostos, não havendo vazamento de senhas.Apenas dados cadastrais dos clientes foram expostos, não havendo vazamento de senhas.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Apenas dados cadastrais vinculados às chaves comprometidas no incidente ficaram visíveis para terceiros, o que não significa que eles tenham sido capturados. As informações incluem nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e o tipo de conta utilizado pelo cliente, segundo o relatório.

Clientes da Fidúcia que tiveram os dados vazados nesse incidente serão notificados exclusivamente por meio do app ou via internet banking da instituição, únicos meios de comunicação utilizados para o alerta. O BC pediu aos usuários afetados que desconsiderem eventuais avisos feitos via telefone, apps de mensagens, e-mail ou SMS.

Vazamentos anteriores

Anunciado no final de 2020, o Pix foi alvo de vazamentos em outras cinco ocasiões. O primeiro e maior incidente ocorreu em agosto de 2021, quando 414.526 chaves Pix do Banco do Estado de Sergipe (Banese) foram expostas, incluindo informações cadastrais como agora, sem comprometer senhas e extratos.

Já em dezembro de 2021, os dados cadastrais de 160.147 chaves Pix da Acesso Soluções de Pagamentos ficaram expostos. No ano seguinte, ocorreram os vazamentos da Logbank Soluções em Pagamento, afetando 2.112 chaves, e da Abastece Ai Clube Automobilista Payment, com 137.825 chaves, enquanto em 2023 houve a exposição de dados de 238 chaves Pix da Phi Pagamentos.

Sobre o incidente com as chaves Pix da Fidúcia, o BC disse que o caso está sob investigação e há possibilidade de aplicação de sanções previstas na lei. Multa, suspensão e exclusão do Pix são algumas das punições possíveis, variando conforme a gravidade do vazamento.

Como saber se seus dados vazaram?

É comum que, quando ocorra esse tipo de vazamento, os usuários recorram a diversos sites que prometem descobrir se você foi uma das vítimas. Entretanto, nem sempre é possível saber se todas essas páginas são realmente confiáveis, ou se também estão armazenando os dados de quem usa.

Dessa forma, é importante contar com um bom sistema de segurança que seja capaz de vasculhar a web em busca de possíveis vazamentos de dados. O pacote completo da Surfshark, por exemplo, vem com o Surfshark Alert, serviço que monitora, detecta e alerta os usuários sobre vazamentos de e-mails, senhas, dados pessoais de identidade e, até mesmo, cartão de crédito. Clique no link para saber mais e garantir a segurança digital Surfshark com 86% OFF + 2 meses grátis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.