Inteligência Artificial: 4 cuidados para usar uma IA com Segurança

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Inteligência Artificial: 4 cuidados para usar uma IA com Segurança

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais integrada com a nossa rotina pessoal e profissional. Eventualmente, recorremos a serviços como o ChatGPT para tirar dúvidas, ajudar com conteúdos e otimizar tarefas. 

É natural que essas plataformas se tornem ferramentas cada vez mais presente em computadores e smartphones. Por outro lado, isso também significa que agora você precisa tomar certos cuidados com mais um serviço digital.  

Casos em que o chatbot vazou conversas ou até dados sigilosos para terceiros foram encontrados. Por isso, é importante que você seja cuidadoso ao interagir com essas IAs para evitar que as suas próprias informações acabem em mãos erradas. A seguir, confira algumas orientações de como fazer isso. 

1.   Evite compartilhar dados pessoais 

Ao pedir conteúdos ou tirar dúvidas com um chatbot, tome cuidado com textos, arquivos, sites, tabelas e códigos de programação que você envia para essas plataformas. Isso porque essas informações podem ser "absorvidas" pelo sistema e usadas para treinar o serviço. 

Além disso, os dados podem acabar virando parte do conteúdo, sendo expostos a outras pessoas que fizerem solicitações similares. Evite compartilhar senhas, planos corporativos específicos e resultados financeiros da sua empresa, por exemplo. 

Getty Images/ReproduçãoTenha cuidado com os dados que você compartilha com as IAs. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Ao mesmo tempo, não envie para o chatbot informações privadas sobre você, como detalhes médicos e de questões pessoais. Esses conteúdos podem ser vazados e expostos, ou até usados para golpes e fraudes por pessoas mal-intencionadas 

Em chatbots que simulam namoradas, por exemplo, esse tipo de extração de dados íntimos está cada vez mais comum. 

2.   Personalize as configurações da IA 

Antes de abrir o chatbot e começar a conversar ou pedir conteúdos para uma IA, verifique o funcionamento das configurações da plataforma. Nos ajustes, estão opções que indicam o quanto de controle sobre dados e privacidade está na mão do usuário. 

O ChatGPT, por exemplo, permite em suas configurações que você desligue a opção de histórico de chats e impeça que a OpenAI, empresa responsável pela ferramenta, use o conteúdo para treinar o próprio modelo de linguagem. Isso é importante para quem eventualmente compartilhou dados privados ou não quer ver o fruto dos comandos fazendo parte da IA. 

OpenAI/ReproduçãoConfigurar as opções de privacidade do ChatGPT pode ser uma boa saída. (Fonte: OpenAI/Reprodução)

Outras plataformas, como o Google Gemini e o Microsoft Copilot, também permitem que você exclua prompts finalizados e não mantenha nada no histórico do serviço vinculado à conta. 

3.   Cuide dos termos e condições do app 

Getty Images/ReproduçãoOs termos e condições são importantes para entender o funcionamento de um app. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Os termos de uso geralmente indicam como é o tratamento de dados pela IA, além de indicar os mecanismos de privacidade, as garantias do usuário e também como os dados que alimentam aquela plataforma são coletados. Todos esses itens dão mais tranquilidade a quem pretende adotar um chatbot como assistente para as mais variadas tarefas. 

4.   Use chatbots confiáveis 

Para além de ter todos os cuidados possíveis com a sua privacidade, escolher um serviço de IA seguro e confiável também é importante para que você não tenha dores de cabeça na utilização dessas ferramentas. 

Prefira chatbots desenvolvidos por companhias renomadas no setorcomo os citados ChatGPT, Copilot e Gemini, além de IAs personalizadas que usam o mesmo modelo de linguagem dessas empresas. 

Getty Images/ReproduçãoChatGPT, Gemini e Copilot são algumas das IAs atuais mais conhecidas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Plataformas desconhecidas ou suspeitas podem ter políticas de uso de dados mais flexíveis e menor cuidado com os seus dados, além de serem menos transparentes com o consumidor 

Com essas dicas, você pode manter as ferramentas de IA na sua rotina profissional sem sustos, usando com segurança essas plataformas que otimizam e agilizam várias etapas e tarefas 

Além disso, você pode contar com a Kaspersky, anos uma referência no setor de cibersegurança. A plataforma da companhia garante a você uma navegação segura e privada, inclusive contra sites, downloads e extensões perigosas. Clique aqui para conhecer os planos domésticos disponíveis e escolher o que atende suas necessidades de proteção digital. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.