Seu PC está lento? Veja os principais motivos

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Seu PC está lento? Veja os principais motivos

Um PC lento não desempenha suas funções adequadamente, contribuindo no atraso de tarefas ao impossibilitar o usuário de trabalhar ou estudar com a máquina. 

Diversos fatores motivam a lentidão, sejam eles internoscomo pouco espaço de armazenamento ou muitos programas rodando ao mesmo tempo – ou externos, como problemas de hardware ou até acúmulo de sujeira. 

Neste artigo, você irá conhecer os principais motivos do seu PC estar lento e travando e como resolvê-los. Acompanhe 

O que fazer quando o computador está muito lento?

Um dos motivos mais comuns de lentidão são programas desnecessários ou arquivos pesados. Para o primeiro caso, se você utiliza um PC com Windows, basta ir emAdicionar ou remover programas” no menu “Iniciar” e desinstalar aplicativos e programas que não são usados

Em muitos casos, nessa lista games que você não quer mais jogar, um programa de edição de imagem que não te agradou ou até apps instalados automaticamente pelo sistema operacional e que não são usados. 

Mas é preciso ter cuidado para não retirar programas que são essenciais para o funcionamento do seu computador, portanto, se ficar na dúvida, pesquise antes de removê-los.

O mesmo pode ser feito para arquivos muito grandes ou até repetidos para obter mais espaço e manter o PC mais leve. Se possível, faça o backup na nuvem do que é importante guardar para evitar perder arquivos importantes

Aplicativos desnecessários ou desatualizados 

Outro problema recorrente que atrasa o desempenho da sua máquina é a inicialização automática de alguns programas.

É comum que players de música ou de videoconferência, por exemplo, sejam executados automaticamente ao iniciar o computador e fiquem rodando em segundo plano, causando lentidão. No gerenciador de tarefas, é possível desabilitar os arquivos de reinicialização e evitar travamentos. 

Getty Images/ReproduçãoPara evitar longas esperas para o PC ligar, remova alguns programas da reinicialização automática. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Se você tiver dúvida em relação a algum programa, pesquise se ele é essencial para o seu sistema operacional ou se pode desabilitá-lo com segurança.

Atualizar drives e aumentar a memória RAM do seu PC também podem ser soluções de melhoria da velocidade e do desempenho. 

Sujeira física e virtual 

Até mesmo a poeira acumulada na máquina é sua inimiga, afinal, o computador possui um ventilador que acumula e entope o fluxo de ar, aquecendo o PC e dificultando seu desempenho usual.

Além disso, a remoção da “poeira virtual” também ajuda a deixar o PC mais veloz. A limpeza do cache, considerados entulhos do computador, pode ser feita para ajudar no desempenho. Basta digitar “remover arquivos temporários” no menu iniciar para acessar o armazenamento do seu PC. A retirada desses arquivos inúteis ao desempenho e que até podem contribuir na famosa lentidão é feita por .

Até mesmo as abas em excesso no navegador causam lentidão, por isso, deixe somente aquelas que estão em uso. Para não perder alguma página importante, basta salvá-la nos seus favoritos e revisitá-la sempre que necessário.

Fonte: Getty Images/ReproduçãoA sujeira acumulada no seu PC pode gerar problemas de desempenho. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Vírus e Malwares no PC 

Vírus, malwares, spywares são alguns dos programas maliciosos que podem atacar o seu PC, torná-lo lento e até causar danos ainda maiores, como vazamento de dados e perdas de arquivos. Eles podem ser executados em segundo plano e afetam o PC sem que sejam notados

Inclusive, eles se autoinstalam em diversos locais, o que torna difícil a remoção completa sem o software correto. Por isso, contar com um bom antivírus, que realize monitoramentos constantes na sua máquina é ideal para a segurança dos seus dados e arquivos pessoais. 

Ideal para ter mais segura, além de manter o desempenho pleno do seu PC, a Kaspersky é líder em cibersegurança e oferece soluções de proteção para os dispositivos, privacidade online e de cuidado com a sua identidade e dados.  

Além disso, o Kaspersky Premium realiza a limpeza de disco rígido e monitoramento de integridade, otimização de desempenho, proteção, antivírus e até remoção de ameaças existentes no PC antes mesmo do protetor ser instalado 

Acesse a Kaspersky e conheça os planos que irão evitar que seu PC fique lento, além de manter ele livre de qualquer ameaça online! 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.