Celular Seguro: 3,8 mil telefones foram bloqueados em uma semana

1 min de leitura
Imagem de: Celular Seguro: 3,8 mil telefones foram bloqueados em uma semana
Imagem: Getty Images/Reprodução

Uma semana após o lançamento, a plataforma Celular Seguro já permitiu bloquear 3.896 smartphones roubados, furtados, extraviados ou perdidos, conforme relatório divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) na terça-feira (26). O serviço é oferecido gratuitamente em todo o Brasil.

Segundo o órgão, o programa recebeu 1.658 alertas de roubos de telefones até a data, em todo o território nacional, além de 1.154 notificações relacionadas a furtos de aparelhos. Também há 851 registros de perdas e 283 solicitações de bloqueio do celular que se referem a “motivos diversos”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Não há limite para o cadastro de números na plataforma Celular Seguro.Não há limite para o cadastro de números na plataforma Celular Seguro.Fonte:  Celular Seguro/Reprodução 

Lançada no último dia 19, a ferramenta disponibilizada pelo governo federal como forma de coibir o furto e o roubo de smartphones registrou 1.113 medidas restritivas um dia depois. Por meio dela, é possível comunicar o crime e solicitar o bloqueio imediato do dispositivo e dos apps bancários, impedindo novos acessos.

Ainda de acordo com o MJSP, São Paulo é o estado com o maior número de bloqueios no Celular Seguro, somando 1.011 alertas até o momento. O Rio de Janeiro aparece na segunda posição, com 453 notificações, seguido por Pernambuco (286), Bahia (272) e Minas Gerais (259).

Mais de 700 mil acessos

Nos primeiros sete dias de funcionamento da plataforma, 700.697 pessoas acessaram o app do Celular Seguro, conforme o ministério. No entanto, somente 513.098 visitantes registraram números de telefones que gostariam de bloquear remotamente em caso de furto, roubo ou perda do aparelho.

O acesso ao serviço, que exige cadastro na plataforma Gov.br, pode ser feito informando o CPF. Cada usuário cadastrado indica pessoas de confiança para efetuar o bloqueio em seu nome — 467,8 mil usuários de confiança já foram registrados — além da própria vítima ser capaz de realizar o procedimento, utilizando um computador seguro.

Para se cadastrar no Celular Seguro basta acessar o site do serviço ou o app, que tem versão para Android e iOS, e informar os dados solicitados. Em caso de recuperação do telefone, é necessário entrar em contato com a operadora, bancos e demais parceiros do programa para reativar o acesso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.