Valores a Receber: como ter conta Gov.br nível Ouro e Prata

1 min de leitura
Imagem de: Valores a Receber: como ter conta Gov.br nível Ouro e Prata
Imagem: joelfotos/Pixabay
Avatar do autor

Depois de ter sido suspenso em função da grande procura na internet, o Banco Central (BC) reativou o Sistema Valores a Receber (SVR), o serviço que habilita a consulta a valores “esquecidos” em bancos por pessoas e empresas. O novo endereço para pesquisar esse dinheiro deixado para trás é valoresareceber.bcb.gov.br.

Para saber se você tem algum dinheiro a receber, basta informar o CPF ou o CNPJ no site. Mas, se existir algum dinheiro disponível em seu nome, será necessário fazer um cadastro pelo site Acesso, ou através do aplicativo gov.br, para poder entrar no sistema e resgatar os valores nas datas agendadas pelo BC.

Mas, como as contas gov.br são divididas em “ouro”, “prata” e “bronze”, é preciso obter estes dois últimos níveis para consultar o dinheiro. Quando o cidadão cria sua conta gov.br, geralmente através do formulário online do INSS ou da Receita Federal, ele começa com o status bronze. Para aumentar o Nível da Conta, o usuário tem que entrar em "Privacidade/Selos de Confiabilidade". Veja abaixo como fazer.

Fonte: Gov.br/Reprodução.Fonte: Gov.br/Reprodução.Fonte:  Gov.br 

Para conseguir o nível prata

O cidadão consegue o nível prata através dos seguintes meios:

  • Validação facial no gov.br, conferindo sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);
  • Validação de dados pessoais através do internet banking de um banco credenciado;
  • Validação de dados via usuário do SIGEPE, caso o usuário seja servidor público federal.

Para conseguir o nível ouro

O nível ouro, que é o máximo de segurança, é obtido das seguintes formas:

  • Validação facial feita no aplicativo gov.br através de conferência da foto do usuário com as bases da Justiça Eleitoral;
  • Validação dos dados com o Certificado Digital compatível com o ICP-Brasil, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

Concluída a alteração do Nível de Conta, basta retornar ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada inicialmente e usar o login gov.br para acessar o sistema, consultar o valor disponível e solicitar sua transferência.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.