7 golpes virtuais comuns no fim de ano e como evitá-los

6 min de leitura
Imagem de: 7 golpes virtuais comuns no fim de ano e como evitá-los
Imagem: GettyImages

O fim de ano se aproxima, e com ele um período onde os criminosos virtuais mais costumam agir. O motivo são vários, desde o momento onde mais se programa viagens de férias, como também o que mais se compra pela internet por conta do Natal. Infelizmente, só no Brasil quase metade (46%) da população já foi vítima em desses tipos de golpe.

E por conta disso, muita gente evita até mesmo as compras online. É o que aponta o estudo da E-Commerce Trends 2024, a qual apresenta que cerca de 92% das pessoas já deixaram de comprar online por medo de fraudes. Entretanto, há como se prevenir para evitar cair nesse tipo de prática criminosa, principalmente agora no fim de 2023. Confira!

1. Pacotes de Viagens

Um dos golpes mais frequentes é o que envolve pacotes de viagens. O motivo é que o fim de ano é também o período de férias. Assim, muitos optam por aproveitar a ocasião para encontrar um lugar para descansar com amigos e familiares.

As ofertas de viagens são um dos meios mais comuns de golpes virtuaisAs ofertas de viagens são um dos meios mais comuns de golpes virtuaisFonte:  GettyImages 

Por conta dessa alta demanda, criminosos aproveitam para forjar promoções – seja de passagens ou de hospedagens – cujos valores são bem mais baixos que o padrão. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela TransUnion mostra um crescimento de mais de 255% de tentativas de golpes desse tipo apenas em 2022

Como evitar?

  • Fique atento para sites desconhecidos, principalmente os que oferecem ofertas muito vantajosas, como valores bem abaixo do aplicado em promoções;
  • Verifique a URL do site para saber se ela realmente começa com com "https";
  • Pesquise por avaliações sobre a empresa em sites como Reclame Aqui e nas avaliações do Google;
  • Caso as ofertas tenham sido enviadas por e-mail, verifique o endereço do remetente, e evite clicar em link enviados por eles, ou baixar qualquer tipo de anexo nessas mensagens.

2. Presentes

Outra prática comum nesse período é o de forjar presentes para enganar o consumidor. Esse tipo de ação varia desde um e-mail alertando para um brinde, como também envio de mensagens por aplicativos ou redes sociais.

Desconfie de presentes enviados por pessoas e sites desconhecidosDesconfie de presentes enviados por pessoas e sites desconhecidosFonte:  GettyImages 

Por acharem que é realmente uma gratificação por conta do período de Natal, muitos usuários acabam caindo no golpe, que por sua vez pode redirecionar para sites maliciosos ou exigir o pagamento de falsas taxas para o envio do suposto presente.

Como evitar?

  • Não clique em link enviados por sites e pessoas desconhecidas, seja por e-mail ou mensagens em redes sociais;
  • Desconfie também de pessoas próximas ou amigos, uma vez que eles podem ter sido a vítima do golpe e, por sua vez, estarem enviando um link ou arquivo malicioso;
  • Mantenha sempre seu antivírus atualizado, assim como sistema operacional e seus respectivos softwares.

3. Ofertas de Empregos

Fim do ano também é o momento em que muitos buscam uma oportunidade para o mercado de trabalho. Seja de vagas temporárias, por conta das festividades, ou até mesmo cargos para os próximos meses.

Cuidado para não cair em golpes de falsas ofertas de empregoCuidado para não cair em golpes de falsas ofertas de empregoFonte:  GettyImages 

Sendo assim, criminosos virtuais aproveitam essas altas expectativas para aplicar os mais variados golpes. A prática mais comum é a de oferecer vagas vantajosas, como a de altos salários e pouca experiência, para conseguirem dados de candidatos, ou até mesmo acessar informações sigilosas destes usuários.

Como evitar?

  • Desconfie desses tipos de vagas cujo salário é muito maior que a faixa média, e a exigência para ele é bem baixa;
  • Jamais envie dados pessoais, como CPF, RG, Nome Completo, e outras informações para desconhecidos;
  • Ao mesmo tempo também evite preencher supostos formulários com esses respectivos campos, sem que você tenha conhecimento do portal ou site onde eles estão hospedados;
  • Não envie nenhum dado bancário, uma vez que em nenhum momento desse processo de recrutamento as empresas precisam deles.

4. Cartões de Natal e Fim de Ano

Embora não seja uma prática tão comum como no começo dos anos 2000, ainda sim há muita gente que costuma enviar cartões de Natal para amigos e familiares. E muitas vezes, criminosos aproveitam esse momento para aplicar golpes, já que grande parte dessas pessoas que enviam estes arquivos costumam ser mais velhas ou de pouca experiência online.

Não abra anexos que prometem ser cartões de Natal virtuaisNão abra anexos que prometem ser cartões de Natal virtuaisFonte:  GettyImages 

O golpe pode ser feito através de sites que oferecem cartões de Natal virtuais de graça, ou até mesmo de arquivos em anexo que, quando abertos ou baixados, podem contaminar o dispositivo dessas pessoas.

Como evitar?

  • Evite abrir anexos com extensões diferentes das comuns aos arquivos de vídeos e imagem, como .exe, .zip e .rar;
  • Não abra link de remetentes desconhecidos que prometem mostrar cartões de Natal virtuais;
  • Pesquise a procedência de sites que oferecem cartões virtuais de graça;
  • Opte por buscar imagens através dos mecanismos de pesquisa do Google.

5. Promoções de Produtos

Por conta do Natal e fim de ano, a demanda por compras online aumenta bastante. E é justamente nesse período em que criminosos se aproveitam para aplicar golpes de falsas promoções.

É preciso verificar os sites antes de aproveitar as suas supostas ofertasÉ preciso verificar os sites antes de aproveitar as suas supostas ofertasFonte:  GettyImages 

Por conta do preço atrativo, muitos usuários acabam se cadastrando em sites, e até mesmo efetuando compras, em busca de uma oportunidade para presentear amigos e familiares. O que muitos não sabem é que podem estar sendo vítimas de um dos golpes mais comuns da internet.

“Golpistas utilizam técnicas como phishing e engenharia social para induzir consumidores a compartilhar informações sensíveis na internet. Ao buscar pelas melhores ofertas, é crucial verificar a autenticidade dos sites, realizar transações apenas em plataformas confiáveis, entre outros cuidados de segurança digital, para evitar prejuízos”, orienta Jonathan Arend, Principal Consultant de Cybersecurity da consultoria keeggo.

Como evitar?

  • Procure pela procedência do site em portais como Reclame Aqui para saber se é mesmo confiável;
  • Verifique se o mesmo possui certificações de segurança, o que dão garantias ao consumidor que os seus dados estão sendo protegidos.

6. Sorteios

O período de reta final do ano também é o de muitos sorteios. Aqui no Brasil, por exemplo, temos a Mega da Virada, que é organizada pela Loteria Federal e realizada pouco antes do réveillon.

É preciso ficar atento a golpes relacionados a supostos sorteiosÉ preciso ficar atento a golpes relacionados a supostos sorteiosFonte:  GettyImages 

Dessa forma, criminosos aproveitam o momento para aplicar uma série de golpes. Eles variam desde a oferta de sorteios vantajosos em seus respectivos sites, como também bolões para ampliar suas chances de ser premiado na Mega da Virada.

Como evitar?

  • Não entre em bolões com pessoas desconhecidas, onde é preciso enviar valores, ou até mesmo dados bancários para participar;
  • Evite participar de sorteios em sites desconhecidos e que é preciso enviar dados bancários, ou fazer pagamentos, para participar.

7. Desconto em supostas dívidas

O fim de ano para muita gente também é sinônimo de bolso mais cheio. Isso porque também é o momento onde muitos funcionários recebem o 13º salário e outras bonificações de suas empresas.

É preciso ficar atento à supostas dívidas e descontos para o pagamento delasÉ preciso ficar atento à supostas dívidas e descontos para o pagamento delasFonte:  GettyImages 

E a partir daí, criminosos oferecem descontos para o pagamento de supostas dívidas. Muitas vezes, elas nem mesmo existem, mas por conta de preocupações, de não ter o nome sujo, ou até mesmo de começar o próximo ano com menos uma cobrança, pessoas acabam caindo no golpe e enviando dinheiro para criminosos.

Como evitar?

  • Entre em contato com telefones oficiais de banco ou órgãos governamentais para comprovar a dívida e verificar o suposto desconto;
  • Jamais pague boletos sem verificar a procedência, ou faça PIX para pessoas e empresas desconhecidas que prometem sanar a suposta dívida;
  • Não forneça dados bancários ou pessoais caso seja solicitado por esses supostos procedimentos, uma vez que, caso a dívida seja real, as próprias empresas possuem eles.

Agora é só ficar atento a estes tipos de golpes virtuais e seguir as nossas dicas para não cair neles.

Gostou do conteúdo? Continue de olho aqui no TecMundo para ficar por dentro desse e outros assuntos de segurança e tecnologia. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.