5 dos principais golpes online no Natal

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 5 dos principais golpes online no Natal
Imagem: gettyimages
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Com a aproximação do Natal, é comum observarmos um aumento nas compras online como preparação para as festas. Porém, é importante estar atento e priorizar a segurança, pois este período também é propício para o aumento de tentativas de golpes online, fraudes e anúncios falsos. Só em 2023, 80 mil pessoas já foram vítimas de golpes online no Brasil, sendo a região Sudeste a mais afetada. E não pense que as afetadas são só as vovós, a maioria das vítimas de fraude são homens (73%), dos quais, 71% têm até 31 anos.

Contudo, fazer compras online é, sem dúvida, mais fácil e confortável, fazendo com que todo cuidado seja pouco quando o objetivo é que se sinta 100% seguro na sua vida digital. Uma boa prática de proteção é manter-se informado, então, confira a seguir alguns dos principais golpes online que mais acontecem no Natal!

Sites falsos de compras

Um dos golpes online mais comuns durante o Natal é a criação de sites falsos de compras, que se parecem com lojas online legítimas, e que servem para enganar e roubar informações de pagamento dos clientes. Para evitá-los é preciso estar atento a sinais, como textos com erro de escrita, preços muito abaixo da concorrência e URL do site com caracteres errados, por exemplo.

Pacotes de viagem falsos

Outra fraude comum é a oferta de pacotes de viagem para passar o Natal ou o Réveillon realizado por empresas falsas. Neste caso, a reserva nunca é efetuada e o dinheiro do consumidor é roubado, sendo que o cliente fica sem férias e sem o dinheiro. Assim, é sempre bom verificar a legitimidade da empresa e do site que está vendendo os pacotes para se certificar de que não é uma cilada.

Golpes envolvendo o Pix

Golpes online envolvendo Pix também são muito comuns no Natal e podem ocorrer de várias formas. Tanto na venda de produtos em marketplaces, como o do Facebook, quanto por pedidos de doações para falsas instituições de caridade. Ao comprar usando o Pix, certifique-se de sempre utilizar o código enviado pela plataforma de pagamento oficial, nunca pagando diretamente para o vendedor. E no caso das doações, busque pelo nome da instituição e as formas que ela aceita recebê-las, para saber se o pedido é legítimo ou um golpe.

Golpes de entrega

Outro golpe online comum durante o Natal, é o envio de mensagens falsas de entrega, solicitando informações pessoais ou pagamento adicional para liberar o pacote. O objetivo é roubar informações pessoais ou dinheiro das vítimas. O pagamento da entrega deve ser feito durante o ato da compra e, se houver algum problema, a loja entrará em contato pelos meios oficiais, não por mensagens de Whatsapp ou SMS.

Ofertas falsas

Por fim, as promoções falsas em redes sociais ou sites de compras são outro tipo de fraude comum, e servem para atrair e roubar as informações pessoais das vítimas. Dessa forma, é melhor evitar clicar em anúncios com valores muito abaixo da realidade ou comprar de lojas desconhecidas.

Evite golpes investindo em cibersegurança

natal golpe online(GettyImages/Reprodução)

Fazer compras online é uma forma cômoda de preparar as festas, porém, existem riscos. Estar atento e informar-se são formas de se precaver, mas investir em um sistema robusto de cibersegurança é fundamental para obter maior proteção e garantir um final de ano tranquilo e feliz. Estes sistemas oferecem recursos essenciais para impedir que suas informações pessoais e financeiras caiam na mão de criminosos.

Recursos como a proteção de pagamentos, por exemplo, oferecem camadas adicionais de segurança ao realizar transações online, garantindo que seus dados sejam criptografados e protegidos contra fraudes. Já o antiphishing é outra função responsável por identificar e bloquear tentativas de golpes que visam obter informações confidenciais dos usuários. E a navegação segura protege contra sites maliciosos e downloads de arquivos infectados, evitando que você seja vítima de ataques virtuais.

Ao investir em um sistema de cibersegurança robusto, você estará se protegendo contra possíveis golpes online e garantindo a tranquilidade durante as suas atividades na internet.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.