Deep Voice: 7 dicas para proteger sua família de golpes com voz clonada

4 min de leitura
Imagem de: Deep Voice: 7 dicas para proteger sua família de golpes com voz clonada
Imagem: Getty Images

A inteligência artificial vem sendo usada das mais diversas formas em campos variados, porém nem todos são voltados para o bem. Neste caso, um dos exemplos que infelizmente vem ganhando mais formas é o da Deep Voice – usada para aplicar golpe da voz clonada.

Porém, o que é o golpe da voz clonada, como ele funciona e o que fazer para se defender dele? Caso queira saber mais sobre o assunto, basta prosseguir a sua leitura.

O que é o Deep Voice?

Deep Voice utiliza a inteligência artificial para recriar a voz de uma pessoa conhecida e aplicar golpes.Deep Voice utiliza a inteligência artificial para recriar a voz de uma pessoa conhecida e aplicar golpes.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O golpe da voz clonada é uma vertente que vem fazendo cada vez mais vítimas no Brasil. Nele, um golpista usa a inteligência artificial para clonar a voz de uma pessoa e utilizá-la para atacar suas vítimas.

Dentre as principais formas de atuação desses criminosos estão as ligações ou mensagens de áudio do WhatsApp. Nessas mensagens, geralmente o golpista exige alguma quantia em dinheiro, e a pessoa do que recebe a chamada muitas vezes acaba seguindo essas instruções por reconhecer a voz do outro lado.

Um dado curioso é que o criminoso não precisa de muito material para conseguir aplicar o golpe. Com apenas três segundos de áudio, o golpista já consegue criar algumas sentenças para usar contra seus conhecidos e familiares.

Como se proteger de golpes de Deep Voice?

Agora que você já sabe exatamente o que é o golpe de Deep Voice e como ele funciona, veja a seguir algumas dicas para se proteger dele.

1. Crie chaves de segurança

Quem faz uso da Deep Voice tem como meta atacar familiares da vítima ou pessoas realmente próximas o bastante para reconhecer a voz no áudio. E é exatamente aí que mora o problema.

Para quem costuma ter contato com o mesmo grupo, uma prova de se prevenir desses movimentos é escolher uma palavra-chave ou termo de segurança. Dessa forma, se ficar desconfiado de alguma movimentação estranha, vocês devem usar esse termo ou código para confirmar a identidade da pessoa do outro lado.

2. Identifique se a mensagem é real

Geralmente, quem aplica o golpe da IA que cria voz não vai usar uma situação desesperadora, como um sequestro ou algo do gênero. Dessa forma, tente manter a calma e saber se, de fato, a verdadeira pessoa entrou em contato.

Nesse momento, vale qualquer coisa: tentar enviar uma mensagem em rede social e até mesmo aguardar a ligação finalizar para falar com a pessoa que teve a voz clonada. Essas são as melhores formas de saber se o pedido é real ou se trata de um golpe.

Ao receber uma ligação suspeita, mantenha a calma e tente confirmar a veracidade da informação.Ao receber uma ligação suspeita, mantenha a calma e tente confirmar a veracidade da informação.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

3. Redobre a atenção

O golpe da Deep Voice envolve pedidos de dinheiro, por isso é importante manter a calma e não agir por impulso.

O que o golpista quer é fazer com que você haja por impulso. Não deixe esse sentimento falar mais alto e realize todas as verificações necessárias antes de seguir o que foi proposto na ligação.

4. Utilize ferramentas de verificação

Caso esteja desconfiado de um golpe e a pessoa que supostamente entrou em contato não estiver disponível, vale a pena usar ferramentas para verificar a autenticidade de um arquivo.

Com o auxílio dos sites e serviços corretos, você terá a chance de saber o que de fato aconteceu e desmascarar uma tentativa de golpe.

5. Faça uma chamada de vídeo

Uma chamada de vídeo é uma excelente forma de se proteger contra um golpe do tipo Deep Voice.Uma chamada de vídeo é uma excelente forma de se proteger contra um golpe do tipo Deep Voice.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Se estiver em uma ligação e a pessoa supostamente conhecida pedir dinheiro, peça para converter a chamada de voz para vídeo. Caso esteja falando de fato com o seu conhecido, acreditamos que ele não vai se incomodar de mostrar o rosto em uma chamada por vídeo.

Entretanto, por precaução é interessante você tampar a sua câmera com o dedo, revelando a sua identidade apenas depois de confirmar quem está do outro lado.

6. Mantenha suas informações privadas

Atualmente, as plataformas de mídias sociais permitem que seus usuários mantenham perfis privados. Por conta disso, essa pode ser a sua principal defesa contra pessoas mal-intencionadas na rede.

Ao manter o seu perfil privado, você garante que apenas pessoas que realmente façam parte do seu ciclo de confiança tenham acesso a seus vídeos e imagens. Por consequência, a chance de usarem seus dados contra um conhecido também diminuem.

7. Denuncie atitudes suspeitas

A última dica de ouro: ao receber uma ligação que parece suspeita, denuncie esse número quanto antes para evitar que outras pessoas caiam no mesmo golpe.

No caso do WhatsApp, por exemplo, a própria plataforma conta com uma ferramenta para denúncias. Essa é a melhor forma para evitar que o golpista continue agindo com o número que usou para lhe contatar.

Achou o conteúdo útil? Então, fique ligado aqui no TecMundo para manter-se atualizado sobre tecnologia. Se gostou do assunto, aproveite para ler sobre Deepfake Porn. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.