Criminosos usam 'vírus do Pix' para desviar dinheiro e limpar contas de vítimas; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Criminosos usam 'vírus do Pix' para desviar dinheiro e limpar contas de vítimas; entenda
Imagem: GettyImages

Um novo vírus capaz de limpar sua conta bancária usando Pix está circulando no Brasil. Segundo a Kaspersky, o malware é uma evolução da "Mão Fantasma" e pode fazer todo o processo de forma automática assim que o usuário baixa um app malicioso.

A empresa de segurança descobriu que o trojan (ou "cavalo de Tróia") bancário entra no celular por meio de um aplicativo malicioso. São programas que, a primeira vista, parecem inofensivos, como um jogo ou leitor de PDF.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O malware intercepta o processo de transferência e faz o usuário concordar com uma transação de 95% valor da conta para um destinatário desconhecido.O malware intercepta o processo de transferência e faz o usuário concordar com uma transação de 95% valor da conta para um destinatário desconhecido.Fonte:  GettyImages 

Segundo a Kaspersky, uma vez instalado, o aplicativo malicioso pede permissões de acessibilidade para iniciar o monitoramento. Então, durante o uso do app bancário, o vírus intercepta o processo, altera o destinatário e coloca 95% ou 100% do valor disponível na conta na transação.

Enquanto isso acontece, o usuário apenas visualiza uma tela de carregamento. Quando o processo acaba, a interface do aplicativo é exibida normalmente para que o usuário forneça a senha.

O vírus é composto pela tecnologia ATS (Sistema Automático de Transações), portanto não depende da operação manual por parte do criminoso. Isso torna o golpe mais eficiente e lucrativo.

Como se proteger do golpe?

Para se proteger do novo malware bancário, as dicas são:

Além dessas dicas, é importante manter a atenção nos e-mails recebidos e evitar clicar em links contidos em mensagens de números desconhecidos no WhatsApp ou por SMS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.