AmpliarPhishing é a maior ameça no país. (Fonte da imagem: Arquivo/ThinkStock)

As tentativas de ataques através do phishing têm aumentado de forma alarmante. O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br) registrou 89% mais casos de fraudes do gênero somente no segundo trimestre deste ano. O número fica ainda maior quando comparamos os dados de 2012 com os do mesmo período de 2011. Nessa conta, foi registrado um aumento de 184% nos casos de phishing no país.

O phishing é a tentativa de roubo de dados pessoais através de páginas ou mensagens falsas de instituições financeiras e outros. Para conhecer todas as características dessa ameaça, confira o nosso artigo completo sobre o assunto.

Crescimento assustador

Mais da metade das notificações de fraudes na internet recebidas pelo Cert.br são relacionadas a algum tipo de phishing. Fora isso, o instituto ainda registrou um aumento de 43% no número de alertas referentes a “cavalos de Troia”, a segunda ameaça mais comum no Brasil. Essa quantidade também foi registrada no segundo semestre de 2012.

Além do phishing e dos trojans, o centro também revelou os dados relacionados a ataques a servidores com a finalidade de transformá-los em propagadores de spam e concentradores de phishing. Dessa forma, 4% de todas as notificações do Cert.br foram relacionadas à ataques desse tipo.

Fonte: IDGNow

Cupons de desconto TecMundo: