Comissão Eleitoral do Reino Unido é alvo de ataque cibernético e dados de eleitores são expostos

1 min de leitura
Imagem de: Comissão Eleitoral do Reino Unido é alvo de ataque cibernético e dados de eleitores são expostos
Imagem: Getty Images/Reprodução

Milhões de eleitores do Reino Unido tiveram seus dados expostos após a Comissão Eleitoral britânica ter sido alvo de ataque cibernético. Detalhes da campanha maliciosa, que não teve os autores divulgados, foram revelados pelo órgão independente na terça-feira (8).

Segundo a entidade, o ciberataque foi detectado pela primeira vez em outubro de 2022, após atividades suspeitas no sistema chamarem a atenção de especialistas. No entanto, a invasão começou em agosto de 2021, permitindo o acesso indevido dos criminosos virtuais aos arquivos por mais de um ano.

Os cidadãos que tiveram seus dados expostas devem ficar atentos ao uso indevido de suas informações.Os cidadãos que tiveram seus dados expostas devem ficar atentos ao uso indevido de suas informações.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

A Comissão lamentou ter demorado a descobrir a ação dos invasores, mas ressaltou que “o ataque não teve impacto no processo eleitoral, não afetou os direitos ou o acesso ao processo democrático de nenhum indivíduo, nem afetou o registro eleitoral de ninguém”. Além disso, afirmou que a maioria dos dados acessados já eram de domínio público.

O órgão também justificou o atraso na divulgação do ataque cibernético ao sistema dos dados eleitorais dos britânicos com a necessidade de medidas para interromper a invasão e avaliar sua extensão. O Centro Nacional de Segurança Cibernética e o Gabinete do Comissário de Informação do Reino Unido auxiliaram nas investigações, bem como especialistas externos.

Quais dados foram acessados?

Os invasores tiveram acesso a dados como nomes, endereços de e-mail e residencial, telefone, conteúdos de formulários online preenchidos e imagens enviadas ao órgão em anexos de e-mails, entre outros. As informações pertencem aos eleitores que se cadastraram para votar entre 2014 e 2022.

Estrangeiros que se registraram para votar também tiveram os nomes vazados, mas não seus endereços, enquanto quem escolheu o registro anônimo ficou com as informações preservadas. Estima-se que cerca de 40 milhões de pessoas tenham sido afetadas pela invasão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.