O que é e como funciona o famoso Flipper Zero?

2 min de leitura
Imagem de: O que é e como funciona o famoso Flipper Zero?
Imagem: Flipper Brasil | Divulgação

Se hoje estamos discutindo o uso do aparelho chamado Flipper Zero, há um motivo: vivemos em um mundo hiper-conectado. Muitas máquinas e equipamentos que, antes funcionavam de forma básica e analógica, receberam mais funcionalidades e ganharam conectividade.

Então, o nível de segurança também precisou aumentar para evitar que pessoas mal-intencionadas conseguissem acesso a dados sigilosos ou, até mesmo, roubar itens de outras pessoas. Porém, até mesmo o Flipper Zero – que surgiu como uma ferramenta de segurança cibernética – caiu nas mãos das pessoas erradas. Entretanto, primeiro, você precisa entender o que é e como funciona o famoso Flipper Zero:

O que é Flipper Zero?

Flipper Zero pode clonar sinais de radiofrequência de uma série de dispositivosFlipper Zero pode clonar sinais de radiofrequência de uma série de dispositivosFonte:  Blog Flipper | Divulgação 

O Flipper Zero surgiu como uma ferramenta de segurança cibernética, que realiza testes de vulnerabilidade em equipamentos eletrônicos. Essa etapa, que também pode ser chamada de “Pentest” ou “Teste de penetração”, acabou se tornando um problema. Afinal, o aparelho acabou sendo usado por hackers e criminosos para acessar dispositivos por radiofrequência e realizar furtos.

No Brasil, esses problemas foram observados pela Anatel e pela Receita Federal, que barraram a importação do aparelho no país e proibiram seu uso em todo o território nacional.

Basta o usuário encostar o Flipper Zero no equipamento para clonarBasta o usuário encostar o Flipper Zero no equipamento para clonarFonte:  Flipper | Divulgação 

Nas redes sociais, especialmente no TikTok, o aparelho ficou famoso em vídeos onde pessoas fazem a clonagem da radiofrequência dos controles remotos de portões eletrônicos, sistemas de segurança residenciais, chaves de automóveis e muito mais. Então, você pode imaginar o perigo que o Flipper Zero se tornou nas mãos de criminosos.

Como funciona o Flipper Zero?

O Flipper Zero é um aparelho que se assemelha a uma espécie de controle horizontal com uma tela simples. Ele é capaz de copiar sinais de NFC, Bluetooth, RFID, entre outras, e reproduzi-las para destrancar ou acessar eletrônicos.

Bluetooth e NFC são algumas das radiofrequências que o Flipper Zero é capaz de copiarBluetooth e NFC são algumas das radiofrequências que o Flipper Zero é capaz de copiarFonte:  Flipper | Divulgação 

Seu código é aberto e possui uma série de personalizações. Uma pessoa com o conhecimento sobre o dispositivo pode modificar o Flipper Zero para interagir com diversos equipamentos digitais sem o uso de um computador, celular ou equipamentos específicos.

Com uma antena de alcance de cerca de 50 metros, o aparelho ainda é fruto de muito debate e discussão, mesmo após sua proibição no Brasil. Enquanto as entidades defendem que o aparelho é um perigo para a segurança das pessoas, outras demonstram que o problema não está no Flipper Zero, mas na fragilidade dos dispositivos que ele pode acessar. E você, o que acha?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.