ANPD investiga se Threads respeita coleta e tratamento de dados dos usuários

1 min de leitura
Imagem de: ANPD investiga se Threads respeita coleta e tratamento de dados dos usuários
Imagem: Unsplash

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) divulgou recentemente uma nota pública na qual informa que está avaliando se o Threads, nova rede social lançada pela Meta, está respeitando a Lei Geral Proteção de Dados (LGPD). A agência brasileira quer saber a forma que estão sendo tratados os dados pessoais dos usuários.

A decisão do órgão ocorre após diversas manifestações de autoridades e especialistas em Privacidade e Proteção de Dados divulgadas pela imprensa nos últimos dias. Segundo a nota, a Meta poderia estar tratando dados sensíveis de usuário (de saúde, bancários, navegação e compras) “sem transparência suficiente e hipótese legal que a ampare”.

O objetivo dos estudos é avaliar se a coleta e uso de dados feitos pelo aplicativo respeitam a lei brasileira e os direitos dos titulares. Se necessário, um processo fiscalizatório poderá ser aberto pela Coordenação-Geral de Fiscalização (CGF).

Threads ainda não foi liberado na Europa

O Threads não foi liberado na União Europeia.O Threads não foi liberado na União Europeia.Fonte:  GettyImages 

Um dos principais questionamentos feitos por especialistas é a forma adotada pela Meta — que também controla o WhatsApp, o Facebook e o Instagram — para criar um perfil no Threads. Em vez de usar um e-mail ou outro método de identificação, os dados dos usuários da nova rede devem ser importados da conta do Instagram, o que implica em compartilhamento de informações entre as plataformas.

Preocupados com possíveis sanções por parte de agências reguladoras, os executivos da Meta decidiram não lançar o Threads na União Europeia (UE). Há controvérsias se o app atende ou não às exigências do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR).

A lei, criada em 2018, é considerada muito rigorosa na aplicação de multas aos infratores dos direitos de privacidade dos cidadãos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.