Threads começa a sofrer com spam e prepara formas de combate

1 min de leitura
Imagem de: Threads começa a sofrer com spam e prepara formas de combate
Imagem: Getty Images/Reprodução

A rede social Threads, da Meta, foi lançada há poucas semanas e já conhece muito bem um problema bastante antigo da internet: o spam.

O problema já é tão presente na plataforma que o CEO do novo serviço e do Instagram, Adam Mosseri, anunciou nesta segunda-feira (17) medidas que tentam reduzir o espalhamento dessas contas no ambiente virtual. A confirmação veio por meio de uma publicação do executivo na própria rede.


Post by @mosseri
View on Threads

"Ataques de spam aumentaram o ritmo, então nós teremos que apertar medidas como taxas de limitação, o que também vai significar a limitação não intencional de pessoas ativas (falsos positivos). Se você for capturado por uma dessas proteções, nos informe", diz Mosseri.

O CEO não detalhou qual será o limite e nem o problema identificado. Porém, é possível imaginar que contas consideradas propagadoras de spam não poderão publicar uma certa quantidade de postagens por dia para evitar o disparo massivo de mensagens, várias delas fraudulentas e criminosas.

Fora as mensagens de spam, que direcionam vítimas para golpes financeiros, promoções inexistentes e podendo levar até ao roubo de dados, o Threads já teve um clone apagado da App Store.

O Brasil é o segundo país que mais baixou o app, embora a quantidade de usuários após o boom do lançamento já tenha diminuído significativamente.

Provocação da rival

No rival Twitter, o dono da rede social achou graça na medida e voltou a provocar a Meta. Em uma postagem, Elon Musk novamente chamou o Threads de "copião" após um usuário marcá-lo no aviso de Mosseri.

Afinal, recentemente, o serviço implementou um limite global de visualização de postagens que foi recebido negativamente pela comunidade — sendo a contenção da suposta alta taxa de robôs no serviço um dos motivos listados pelo bilionário para realizar essa medida. Aos poucos, entretanto, a plataforma foi ampliando o limite de tweets possíveis de serem vistos sem explicar exatamente a efetividade da medida.

Musk já ameaçou a Threads de processo por ter se inspirado fortemente na interface e na forma de funcionamento do Twitter, porém a ação judicial ainda não foi formalizada em algum tribunal.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.