Reddit: Hackers ameaçam vazar 80 GB de dados roubados da rede

1 min de leitura
Imagem de: Reddit: Hackers ameaçam vazar 80 GB de dados roubados da rede
Imagem: Getty Images/Reprodução

Dados confidenciais roubados durante uma invasão aos sistemas do Reddit em fevereiro deste ano podem ser expostos se a rede social não pagar um resgate de US$ 4,5 milhões, o equivalente a R$ 21,4 milhões pela cotação do dia. Os cibercriminosos também pedem que a plataforma reveja suas políticas de preços para uso da API.

Em postagem na dark web no sábado (17), o grupo de ransomware BlackCat afirma ter em sua posse 80 GB de dados compactados roubados do Reddit no dia 9 de fevereiro. Na ocasião, foi dito que os autores da campanha acessaram documentos internos e informações de funcionários.

Não está claro quais tipos de dados o grupo, também conhecido como ALPHV, pretende vazar caso não receba o dinheiro do resgate. Em entrevista ao TechCrunch, a porta-voz da companhia, Gina Antonini, disse apenas que as solicitações dos cibercriminosos são referentes ao ataque de phishing ocorrido no início do ano.

Postagem do grupo de ransomware sobre os pedidos não respondidos pelo Reddit.Postagem do grupo de ransomware sobre os pedidos não respondidos pelo Reddit.Fonte:  DataBreaches.net/Reprodução 

O mesmo BlackCat está envolvido no ataque à Western Digital em março, que resultou no roubo de 10 terabytes de informações. No mesmo mês, o ALPHV ameaçou expor arquivos que pertencem à empresa Ring, de propriedade da Amazon.

Sem resposta

Segundo os autores do ataque ao Reddit, a plataforma foi procurada duas vezes, em abril e junho, mas não respondeu aos pedidos de resgate. O grupo afirmou que possivelmente não receberá o pagamento e já está se preparando para vazar os dados.

Em relação à outra solicitação, o BlackCat quer que a rede social reverta a decisão de cobrar a taxa de acesso à API, medida que resultou em um “apagão” na última semana, em protesto. Porém, o CEO da empresa, Steve Huffman, defendeu a cobrança como forma de tornar o negócio autossustentável.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.