Apagão do Reddit pode levar a uma redução no poder dos moderadores

1 min de leitura
Imagem de: Apagão do Reddit pode levar a uma redução no poder dos moderadores
Imagem: Reddit

Desde a última segunda-feira (12), o chamado “apagão do Reddit” ainda não produziu nenhum efeito impactante na plataforma, mas pode ter servido para reforçar a posição da empresa em manter as mudanças na estrutura de preços da API do site. Com isso, é possível que alguns apps de terceiros, como os populares Apollo para iOS e RIF para Android, tenham que fechar. 

O apagão é uma queda de braço entre milhares de subreddits — que permanecem privados ou restritos — e a direção do site que anunciou, em 5 de junho, a cobrança de tarifas para os desenvolvedores que demandam limites de uso mais altos para seus aplicativos de terceiros.

"Acho que é hora de crescermos e nos comportarmos como uma empresa adulta", afirmou o CEO Steve Huffman ao site do NPR. De acordo com o executivo, essas pessoas estão iradas com as mudanças “porque costumavam conseguir algo de graça, e agora não vai ser de graça”, reiterou.

Veja também: Protesto de usuários derruba o Reddit; entenda

O que o Reddit está buscando?

Steve Huffman pretende reduzir a influência dos moderadores na dinâmica do RedditSteve Huffman pretende reduzir a influência dos moderadores na dinâmica do RedditFonte:  GettyImages/Reprodução 

Leia mais: Reddit tem 'apagão' em protesto a taxa de acesso à APIs

De forma diferente, ou até mesmo contrária às expectativas dos líderes do apagão, Huffman disse à NBC que pretende mudar as regras do site para facilitar a remoção de moderadores. A ideia é que usuários comuns possam votar nos moderadores caso suas decisões não sejam populares.

Para os moderadores de longa data, acostumados a ter uma influência gigantesca na plataforma, a medida está sendo vista como uma ameaça à atual dinâmica de poder.

No entanto, um fator que o Reddit tem que considerar é a reação dos anunciantes que, conforme a AdWeek, já começaram a pausar a publicidade, pelo menos enquanto durar o apagão. E, embora Huffman assegure que as receitas da empresa não tenham sofrido impacto, a situação pode piorar se o protesto se mantiver em comunidades que interessam aos que efetivamente pagam para exibir anúncios.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.