Alerta viagem: carregar o celular em aeroporto pode ser perigoso, diz FBI

2 min de leitura
Imagem de: Alerta viagem: carregar o celular em aeroporto pode ser perigoso, diz FBI
Imagem: GettyImages

O escritório de Denver da Polícia Federal dos EUA, o FBI, fez um alerta importante sobre como manter a segurança em viagens. Em abril, um tweet do órgão informava que totens públicos de recarga em aeroportos podem ser utilizados por hackers para roubo de dados.

Confira a nota do FBI na íntegra:

"Evitem usar estações de recarga gratuita em aeroportos, hotéis ou shoppings. Indivíduos mal-intencionados descobriram formas de usar portas USB públicas para introduzir malwares e programas de monitoramento nos aparelhos."

Tweet publicado pelo FBI Denver no dia 6 de abril de 2023.Tweet publicado pelo FBI Denver no dia 6 de abril de 2023.Fonte:  Twitter/Captura de tela 

Outras autoridades dos Estados Unidos já se manifestaram a respeito dessa prática de ciberataque desde 2019, como em um artigo no site do Federal Communications Commission e em um vídeo no Twitter do procurador adjunto de Los Angeles, Luke Sisak.

Os principais cuidados na viagem que o cidadão deve saber antes de conectar seu celular, tablet ou notebook em postos públicos de recarga de energia são:

  • prefira tomadas elétricas ao invés dos totens públicos;
  • utilizem seu próprio cabo USB, de preferência um que não faça transferência de dados;
  • USB condoms podem ser uma opção segura para usar nos quiosques de recarga, uma vez que permitem apenas o fluxo de energia para o aparelho;
  • leve consigo uma bateria portátil comprada em uma loja de confiança;
  • selecione "somente carga", caso apareça uma notificação em seu celular ao conectá-lo na porta USB;
  • se possível, opte por dispositivos e carregadores elétricos por indução (sem fios);
  • altere suas senhas mais importantes após retornar de uma viagem, assim como mantenha os softwares atualizados.

As dicas de segurança também incluem evitar o uso de Wi-Fi em hotéis. Como alternativa, você pode se proteger de possíveis invasões utilizando um VPN confiável ou configurar seu celular como um roteador (hotspot) para seu computador.

O uso de power bank é a opção mais recomendada para viajantes.O uso de power bank é a opção mais recomendada para viajantes.Fonte:  GettyImages 

Juice Jacking: o golpe feito em totens públicos de recarga de bateria

"Juice jacking" é o nome dado à tática de adulterar saídas de USB ou o próprio cabo conectado a uma estação de energia com um malware.

Esse software malicioso é capaz de infectar aparelhos como smartphones e notebooks para ler, exportar e bloquear dados sensíveis, como senhas e informações de propriedade intelectual.

Até o momento, nenhum dos órgãos oficiais emitiram estatísticas que contabilizam o número de ocorrências desse tipo de golpe. Apesar disso, não vale correr o risco, certo?

8 dicas de como manter a segurança em viagens de avião:

  1. Coloque air tags nas bagagens para identificação e rastreamento;
  2. Fotografe as bagagens e filme a pesagem antes de despachá-las;
  3. Compartilhe com parentes e amigos o seu número de voo, detalhes da conexão e o endereço da sua estadia;
  4. Salve uma cópia dos seus documentos, como passaporte, na nuvem e também envie para seu e-mail;
  5. Pesquise se é melhor usar eSIM internacional ou SIM Card para garantir acesso à internet durante toda a viagem;
  6. Peça ajuda somente a funcionários identificados com crachá e uniforme;
  7. Verifique sua mala assim que chegar no aeroporto de destino, conferindo se não foi violada. Caso identifique algo suspeito, vá ao guichê mais próximo para fazer um registro;
  8. Sempre mostre bem o seu rosto quando ver uma câmera de segurança para facilitar a identificação do seu percurso dentro do aeroporto.

Se você gostou das dicas de segurança que trouxemos, vale a pena conferir mais 6 sugestões de como proteger as suas malas no aeroporto de furtos, roubos e fraudes. Fique atento quanto à segurança pessoal e de dados durante toda a sua viagem!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.