Como garantir a segurança das suas malas no aeroporto?

3 min de leitura
Imagem de: Como garantir a segurança das suas malas no aeroporto?
Imagem: Getty Images/Reprodução

Viajar de avião pode ser uma experiência emocionante e enriquecedora, mas é importante não esquecer de garantir a segurança de suas malas durante o processo de despacho no aeroporto.

Recentemente, o caso de duas brasileiras que tiveram suas malas trocadas e foram presas ao desembarcar na Alemanha por suspeita de transporte de drogas ressaltou a importância de disseminar o conhecimento sobre como evitar esse tipo de dor de cabeça em viagens.

Por isso, separamos algumas dicas valiosas para ajudar a garantir a segurança da sua bagagem no aeroporto para evitar malas trocadas! Veja dicas de como garantir a segurança das malas no aeroporto:

6. Use cadeado TSA

A primeira dica é investir em um cadeado TSA. Esse tipo de cadeado é obrigatório para viagens a diversos países e possui uma tecnologia de rastreamento que assegura suas bagagens em aeroportos, sendo monitorado por uma agência norte-americana, a Transport Security Administration.

Além disso, o cadeado funciona como um complemento às suas malas despachadas ou de bordo, minimizando os danos à sua bagagem, bem como ao conteúdo em seu interior.

Tranque com cadeado sua mala. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Tranque com cadeado sua mala. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

5. Use zíper super reforçado

A segunda dica é utilizar o zíper super reforçado, antifurto e resistente à quebra ou qualquer violação de sua bagagem. Afinal, o zíper duplo também possibilita uma maior segurança de seus pertences.

Dessa forma, você terá mais segurança para evitar que alguém possa pegar os seus objetos dentro da mala.

4. Não leve objetos de valor na mala despachada

Outra dica importante é deixar os objetos de valor em bagagens de mão. Documentos importantes, moedas estrangeiras, equipamentos eletrônicos ou joias devem ser transportados em malas de bordo.

Essa é uma das principais recomendações de companhias aéreas, para que se evite perdas ou danos aos objetos, visto que, em caso de extravio, esses itens não estarão cobertos.

Ainda assim, lembre-se de investir especialmente em nossas demais dicas para evitar malas trocadas. A identificação, por exemplo, é uma das melhores formas de evitar que isso aconteça.

É importante não mandar objetos de alto valor na mala despachada. (Fonte: Getty Images/Reprodução)É importante não mandar objetos de alto valor na mala despachada. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

3. Identifique suas malas propriamente

Colocar identificação em sua mala é uma das maiores medidas de segurança na qual você deve investir. Principalmente em casos de extravio, sua mala deve estar devidamente identificada com seu nome, sobrenome e telefone.

Outra dica para facilitar a localização de sua bagagem, em muitos casos, é optar por malas chamativas, como coloridas, para simplificar o seu encontro.

Tags, adesivos, fitas e outros itens também podem ser utilizados para facilitar a identificação. Seja criativo!

2. Plastifique a sua bagagem de viagem

Da mesma forma, vale a pena ainda plastificar a sua bagagem. Para evitar danificações ou furtos dos seus pertences que estão dentro da mala, recomenda-se viajar com elas plastificadas ou embaladas de maneira correta.

No entanto, caso plastifique ou embale sua bagagem em quiosques de aeroportos, não deixe de guardar o seu comprovante em um local seguro, pois, se necessário, ele poderá servir como apólice do seguro.

Plastificar a bagagem pode evitar danos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Plastificar a bagagem pode evitar danos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

1. Tire fotos das suas malas

Por fim, lembre-se de tirar fotos da sua mala por dentro e por fora. Em todos os casos, há risco de perder objetos guardados em sua bagagem em viagens aéreas, portanto, é válido fotografar todos os itens que constam no interior e exterior de sua mala, a fim de comprovar a perda ou furto de algum objeto.

É importante lembrar que a segurança da bagagem não depende apenas das medidas que você toma, mas também da segurança do próprio aeroporto. Por isso, fique atento às normas e procedimentos de segurança do aeroporto e siga todas as instruções dos funcionários responsáveis.

E aí, gostou de saber como proteger as malas e a segurança no aeroporto? Então, aproveite para compartilhar o artigo em suas páginas nas redes sociais e até a próxima!



Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.