Abra a mala com uma caneta

Despachar bagagem é uma tarefa que deixa até os mais tranquilos um tanto quanto inseguros. Além do medo de extravio da mala em si, é preciso ficar de olho na hora de conferir os itens que ali estavam, para ver se não está nada faltando.

No caso de produtos eletrônicos, a conversa fica ainda mais tensa, uma vez que muitos dos preços de notebooks, celulares e tablets podem ser salgados, algo que você dificilmente vai conseguir recuperar apenas com desculpas da empresa aérea.

Por essas e outras é que várias pessoas colocam cadeados em suas malas de viagem, dando assim a segurança de saber se itens foram roubados da mala. Porém, o que parece seguro não é tão confiável assim.

No vídeo abaixo você pode conferir como abrir uma mala qualquer com a ajuda de uma simples caneta, de forma que o dono nem ao mesmo perceba que o conteúdo foi violado.

A demonstração mostra como uma caneta pode abrir os dentes do zíper por meio de um pequena pressão, fazendo assim com que o conteúdo seja visualizado e furtado sem maiores problemas. Isso porque o próprio mecanismo do zíper oferece esse tipo de “brecha”, uma vez que ele se regenera conforme você passa o fecho pela extensão.

Dicas para se proteger

Já que você sabe como é fácil abrir uma mala, existem algumas dicas que podem ajudar você a não perder seus pertences durante a viagem ou, pelo menos, saiba que sua mala foi remexida antes mesmo de você sair do aeroporto ou rodoviária.

Bagagem de mão

Em se tratando de aparelhos eletrônicos, a melhor pedida é não despachar, levando-os como sua bagagem de mão. Isso faz com que eles fiquem seguros, uma vez que você está de olho a todo o momento se alguém resolver “fuçar” onde não deve.

Porém, não se esqueça da sua bagagem de mão dentro do avião ou ônibus quando for desembarcar, uma vez que as empresas normalmente não se responsabilizam por itens que não foram despachados previamente, sendo sua a responsabilidade de cuidar deles.

Plástico para que te quero

Em muitos aeroportos, você pode encontrar um serviço para embalar sua mala com plástico, deixando-a quase que “hermeticamente” fechada. Essa é, inclusive, uma boa pedida, caso você tenha esquecido o cadeado, já que ela sela por completo a mala. Entretanto, prepare-se para descolar algum dinheiro, já que o serviço não é gratuito.

Cadeado inteligente

Ao invés de colocar o cadeado nos dois zíperes que fecham a mala, uma alternativa é usar o cadeado preso em outros lugares. Isso quer dizer travar os zíperes na alça da mala, em detalhes laterais e outros, para que não haja a possibilidade de deslizá-los (deixando tudo certo) caso haja algum tipo de violação.

Troque o modelo da sua mala ou mochila

Se nenhuma dessas opções agradou você, a opção mais drástica é trocar sua mala ou mochila por modelos que não tragam apenas zíperes, mas proteções extras contra esse tipo de prática. Você deve, ao comprar uma mala de viagem, visualizar se ela conta com qualquer tipo de cobertura para o zíper, além de opções para deixá-la mais segura.

Algumas malas trazem um design inspirado em equipamentos militares, que contam com a possibilidade de deixar o cadeado em locais que, a não ser com altas doses de destruição, não é possível acessar o conteúdo.

Mas o mais importante é ficar de olho na hora de despachar e, especialmente, recolher sua mala em uma viagem, tomando as precauções devidas para que você não seja prejudicado.

Cupons de desconto TecMundo: