Golpe do Pix de Carnaval: Nubank alerta sobre como se proteger

1 min de leitura
Imagem de: Golpe do Pix de Carnaval: Nubank alerta sobre como se proteger
Imagem: skyNext/Getty Images

O Nubank está alertando seus clientes que não está realizando nenhuma campanha de Pix de Carnaval e que isso se trata de um golpe. Assim como aconteceu no Natal, criminosos estão entrando em contato com as vítimas e oferecendo valores em dinheiro.

Como modus operandi, os golpistas se passam pelo banco e enviam mensagens através do WhatsApp pedindo para que a pessoa entre em um link, responda um questionário e encaminhe a mensagem para amigos. Em troca disso tudo os bandidos prometem uma transferência de até R$ 150 no Pix.

“O Nubank informa que não está realizando nenhuma promoção de Pix de Carnaval. Se você foi impactado por essa mensagem, não clique em nenhum link, nem compartilhe ou forneça informações pessoais”, alertou a empresa.

Pix

Ao preencher o formulário enviado pelos golpistas as pessoas acabam entregando informações pessoais importantes como senhas, contas, CPF, RG e outros dados sensíveis.

A modalidade desse tipo de golpe se chama engenharia social. Nesses casos, os criminosos induzem as vítimas ao erro ao se passarem por uma empresa de verdade, por exemplo.

O que fazer em caso de recebimento da mensagem?

O Nubank explicou o que os clientes devem fazer caso recebam a mensagem do Pix de Carnaval. O banco pontuou que os golpistas estão utilizando o nome falso “Nu Investimentos” para deixar o golpe ainda mais realista.

Confira, abaixo, o guia de como se portar em caso de recebimento da mensagem do falso Pix de Carnaval:

  • Não clique no link nem forneça informações pessoais;
  • Denuncie o contato no WhatsApp;
  • Denuncie o contato nos canais de atendimento do próprio Nubank ou pelo e-mail pagina.falsa@nubank.com.br;
  • Não divulgue e nem compartilhe sua chave Pix sem ter total certeza sobre quem está do outro lado da mensagem conversando com você;
  • Se você clicou no link, respondeu o questionário e teme que seus dados tenham sido expostos, entre em contato com o Nubank e consulte o SOS Nu (um guia de emergência com orientações claras sobre o que fazer diante de uma tentativa de golpe, fraude e outros crimes digitais).
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.