5 golpes que podem estar em alta na Black Friday 2022

3 min de leitura
Imagem de: 5 golpes que podem estar em alta na Black Friday 2022
Imagem: Getty Images

A Black Friday 2022 está cada vez mais próxima. Marcada para acontecer oficialmente em 25 de novembro, ela tende a gerar algumas incertezas em algumas pessoas, principalmente medo por conta de alguns golpes.

Para ajudar a fazer suas compras com segurança, o TecMundo conversou com Igor de Andrade, especialista em segurança digital da HostGator, para pegar algumas dicas de como evitar os principais golpes durante a Black Friday 2022.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Veja a seguir como se proteger durante a data comercial e fazer compras seguras!

1 - Phishing Scam

Um dos golpes mais executados nos grandes períodos de vendas é o famoso phishing. Nele, o criminoso tenta obter ilegalmente dados para realizar compras sem autorização, incluindo número de identidade, senhas bancárias ou o número do cartão de crédito. Por conta disso, vale ficar atento em promoções que parecem falsas na Black Friday 2022, pois a oferta pode ser uma isca.

"Um dos golpes mais explorados é o phishing scam, onde o atacante tenta enviar um conteúdo que seja atrativo para o usuário (engenharia social), seja um item com preço muito abaixo do mercado ou um desconto elevado em uma eventual compra. Desconfie de ofertas fora da realidade ou exageradas, procure a credibilidade da loja, evite links encurtado de promoções e muito cuidado em promoções por e-mail", explica Andrade.

2 - Golpes do WhatsApp

Com o avanço da tecnologia, tem se tornado comum ver ofertas variadas de compra chegando pelo WhatsApp. Porém, todo cuidado é pouco: algumas dessas tentativas podem ter como único intuito induzir você a um golpe.

"Produtos oferecidos no WhatsApp devem ser minuciosamente analisados, pois os links enviados através do mensageiro podem levar a um phishing scam. Uma dica é fugir de lojas e anúncios de redes sociais", ressalta o especialista da HostGator. "Pesquise no Reclame Aqui e veja a lista de lojas seguras do Procon para fazer um planejamento de compras na sua Black Friday".

3 - Golpe do Pix

Golpes envolvendo Pix estão se tornando cada vez mais comuns; por isso, é bom ficar atento a compras feitas por meio de redes sociais, pois sempre existe a chance de ser abordado por um golpista.

"Golpes de Pix são geralmente aplicados nas redes sociais. O indicado é realizar esse meio de pagamento apenas em sites de lojas grandes. Pagamentos com descontos exagerados via Pix podem ser uma cilada", comenta Andrade.

"A atenção aqui vai ser primordial para uma compra segura. Pesquise sobre reputação da loja e confira o link da URL antes de efetivar qualquer compra para ter certeza de que está no local correto e não em um golpe planejado por mal-intencionados", continua o especialista em segurança digital.

4 - Produtos falsos

gettySempre desconfie de ofertas que estão com valor muito abaixo do mercado: a chance de ela conduzir você a um golpe é grande.

Produtos falsos também tendem a ser um perigo em grades períodos de venda. Sempre há o risco de acabar levando algo falso para casa no lugar de um original, então, novamente, desconfie de promoções milagrosas ou muito fora da realidade.

"Cuidado com produtos com valores muito abaixo de mercado, já que itens falsos podem ser vendidos como autênticos. Vale a pena sempre fazer uma investigação em caso de loja pouco conhecida: novamente, faça uma busca no Reclame Aqui e veja a reputação da loja para ter a certeza de comprar algo autêntico", explica Andrade.

5 - Site falso

Por fim, é sempre importante ficar de olho em sites falsos que geralmente surgem nesses períodos. Promoções falsas também podem levá-lo a uma loja que não existe realmente — e muitas vezes isso acontece alterando alguma informação no endereço que pode passar despercebida pelo usuário. "Acessar um site falso pode um problema, já que muitas vezes quem cria essas páginas pode ter a intenção de instalar um keylogger em sua máquina para roubar dados", alerta Andrade.

Quais produtos ficam mais baratos na Black Friday?

"Para conseguir escapar dessas ações, sempre confira se a página apresenta o endereço iniciado com HTTPS (o protocolo de segurança na navegação web). No próprio site do Reclame Aqui, pesquise a loja desejada e clique na opção "Ir para o Site", possibilitando validar se o site é o correto e o mesmo que você clicou anteriormente."

Outra dica dada pelo especialista é sempre conferir os dados presentes no boleto ou na hora de fazer um Pix, para garantir que as informações são da loja certa. "Sempre procure validar o nome ou CNPJ", conclui o especialista em segurança digital.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.