Record trabalha com polícia e especialistas após ataque hacker

1 min de leitura
Imagem de: Record trabalha com polícia e especialistas após ataque hacker
Imagem: Getty Images

Após sofrer um ataque cibernético no sábado (8) que ainda gera consequências em sua programação, a Record TV está trabalhando com a polícia e especialistas de segurança para resolver o caso de invasão hacker. A informação foi obtida pelo jornalista Ricardo Feltrin — até o momento, a emissora não comentou oficialmente sobre a situação.

De acordo com as fontes, a empresa ainda não sabe a origem do ataque cibernético, que se trata de um ransomware, e existem até mesmo suspeitas de ação interna. Enquanto os dados foram bloqueados pelos cibercriminosos, que supostamente estão usando o vírus BlackCat, as informações não trazem detalhes a respeito de um pedido de resgate.

Record

O ransomware é um tipo de software malicioso usado para bloquear arquivos e pedir um resgate em dinheiro, normalmente usando criptomoedas para o pagamento. O BlackCat, utilizado para invadir a Record, é conhecido como ransomware as a service (RaaS), ou seja, teria sido comprado por um ou mais cibercriminosos para a realização do ataque contra a empresa.

Dados e e-mails invadidos

Além de terem bloqueado parte do acervo de programação da emissora, os hackers responsáveis pelo ataque também roubaram algumas informações internas da Record. O ataque de ransomware supostamente recolheu informações de funcionários e também informações financeiras da emissora, como relatórios e declarações bancárias.

Informações divulgadas nesta segunda-feira (10) por funcionários não identificados também apontam que a intranet e os e-mails da Record foram interceptados pelos hackers. Enquanto o acesso aos endereços eletrônicos estaria instável, os cibercriminosos também teriam obtido informações confidenciais em mensagens trocadas por colaboradores.

Até o momento, a Record não forneceu uma posição oficial sobre o assunto. Mesmo com os problemas, a programação da emissora segue no ar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.