Após Record ser atacada, SBT e TV Cultura negam invasão hacker

1 min de leitura
Imagem de: Após Record ser atacada, SBT e TV Cultura negam invasão hacker
Imagem: SBT

No último sábado (8), a TV Record sofreu um ataque hacker de um grupo malicioso que "sequestrou" parte do acervo da companhia — apenas em um local específico dos servidores. Pouco depois, começaram a surgir rumores sugerindo que o mesmo aconteceu com o SBT e a TV Cultura. Contudo, ambas as empresas negam ter sido hackeadas.

De acordo com informações do UOL, os setores de comunicação de ambos os canais divulgaram uma nota afirmando que não passaram pela mesma situação da TV Record. Segundo funcionários do SBT e da TV Cultura, até ontem (9), eles não perceberam ou foram informados de alguma invasão.

Apesar de não terem sido hackeadas, as companhias acionaram executivos e departamentos de segurança para aumentar a efetividade dos sistemas de segurança das TVs. Contudo, a maioria das TVs abertas ainda armazena seu acervo em serviços de nuvem e, infelizmente, isso pode ser um problema para a segurança das empresas.

Por enquanto, o SBT e a TV Cultura ainda não sofreram ataques hackers.Por enquanto, o SBT e a TV Cultura ainda não sofreram ataques hackers.Fonte:  SBT 

Ataque hacker na Record

Após um grupo hacker não identificado roubar parte do acervo, a TV Record está trabalhando para substituir sua programação por conteúdos armazenados em arquivos físicos, como HDs, cartões, entre outros acessórios.

Os indivíduos "sequestraram" quadros, programas, matérias, e outros conteúdos pré-gravados, e deixaram a empresa sem acesso aos mesmos. Por isso, a companhia está trabalhando arduamente para conseguir trocar os conteúdos que serão exibidos nos próximos dias.

O especialista em cibersegurança e jornalista do TecMundo, Felipe Payão, conseguiu obter informações sugerindo que o ataque foi realizado por meio do ransonware BlackCat. Assim, os criminosos "sequestraram" as informações para pedir um resgate em dinheiro.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.