Rede Record sofre ataque cibernético e muda programação às pressas

1 min de leitura
Imagem de: Rede Record sofre ataque cibernético e muda programação às pressas
Imagem: seamartini/Getty Images

A Rede Record sofreu um ataque cibernético na manhã deste sábado (08) que deixou o sistema operacional da empresa fora do ar. Os atacantes, que utilizaram o método ransomware, também teriam tido tido acesso a dados pessoais de funcionários (CV, DL, SSN), mapa de rede com credenciais para serviços locais e remotos e mais dados.

As informações sobre o ataque foram relatadas inicialmente por Cadu Safner, repórter do site Metrópoles. “Os funcionários não conseguem sequer fazer o ao vivo. Estão sendo dispensados do trabalho no dia de hoje. A situação é desesperadora”, disse o jornalista no Twitter.

 

De acordo com Felipe Payão, editor de Cibersegurança do TecMundo, o método de ataque escolhido foi o BlackCat, que é um ransomware as a service, que é uma modalidade em que os criminosos compram o malware de outros operadores para atacar os sistemas.

Payão ressalta que os cibercriminosos também estão em posse de informações financeiras privadas, dados de clientes, contas, relatório e declarações bancárias da emissora. Datagramas, que são mensagens que contém dados enviados de um local para outro, e projetos também teriam sido roubados.

O ataque cibernético fez com que a emissora precisasse alterar a programação. O programa jornalístico “Fala Brasil” foi retirado do ar por volta das 9h, sendo que a atração é exibida até às 12h.

Depois da mudança na grade, a emissora colocou no ar a série Todo Mundo Odeia o Chris, que normalmente é exibida nos domingos pela manhã. No início da tarde, a programação da rede de televisão já havia voltado ao normal.

A Rede Record ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, não tendo confirmado oficialmente se sofreu ou não o ataque cibernético.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.