Oracle é acusada de vender dados de bilhões de seus usuários

1 min de leitura
Imagem de: Oracle é acusada de vender dados de bilhões de seus usuários
Imagem: TechSpot

A Oracle, a dona do Java e uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, está sofrendo um processo sob a acusação de recolher dados privados de centenas de milhões de seus usuários. Além disso, a companhia estaria vendendo as informações de clientes para terceiros com rendas bilionárias.

O processo diz que a Oracle criou uma verdadeira rede de recolhimento de dados, que consegue incluir o nome das pessoas com seus endereços, histórico de localização e de compras, posicionamento político e atividades online. A venda dessas informações geraria uma renda de até US$ 40 bilhões ao ano para a empresa.

Enquanto o recolhimento de dados de usuários é praxe para a maior parte das empresas de tecnologia, a companhia estaria indo longe demais. O processo alega que o nível sendo agregado pela Oracle viola diversas leis regulatórias de privacidade, não apenas no estado da Califórnia, mas também leis federais.

Como tudo começou

O processo está sendo movido por Johnny Ryan, ex-funcionário do Brave e atual operário no Irish Council for Civil Liberties (ICCL). Como base de sua acusação, ele usa um vídeo que já tem oito anos, mas que mostra Larry Ellison, fundador e um dos líderes da Oracle, se gabando da quantidade de dados que a empresa tem de seus usuários.

"É uma combinação de olhar em tempo real para toda a atividade social deles (os usuários), olhar em tempo real onde eles estão, incluindo micro-localizações - e isso está assustando os advogados, que estão sacudindo suas cabeças e cobrindo seus olhos com as mãos - e saber quanto tempo você passa num corredor específico de uma loja específica, e o que há aquele corredor de uma loja", diz Ellison no momento 1:15:30 do vídeo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.