Golpe de empréstimo envia fotos pornôs de devedores a familiares

1 min de leitura
Imagem de: Golpe de empréstimo envia fotos pornôs de devedores a familiares
Imagem: Shutterstock

O site Rest of World divulgou na semana passada uma denúncia sobre golpes aplicados por aplicativos de empréstimos fraudulentos no México. A prática, conhecida como doxxing, consiste em divulgar na internet informações confidenciais dos contratantes, que podem chegar à divulgação de fotos pornográficas editadas com os rostos dos devedores.

Para mostrar como funciona a fraude, a publicação citou o caso de uma mulher identificada como Maria: após não conseguir empréstimos em bancos regulares, ela recorreu ao app SolPeso, que exigiu a apresentação de dados do telefone, inclusive sua lista de contatos. Além de transferir menos dinheiro que o contratado, o aplicativo exigiu a liquidação antecipada do empréstimo.

Maria recorreu a outros apps para refinanciar sua dívida inicial: Rápikrédito, Super Peso, LoanLaLa, Money Flash e iFectivo. Este último chegou a enviar, para os seus contatos (inclusive sua filha de 13 anos), a foto de uma mulher nua com seu rosto editado por Photoshop, dizendo que a cliente havia se tornado uma prostituta para pagar dívidas.

O que dizem as autoridades mexicanas?

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

De acordo com a Condusef, plataforma oficial do governo mexicano para fraudes financeiras, atuam no país pelo menos 94 aplicativos de empréstimos listados como prováveis praticantes do doxxing em diversos departamentos de polícia cibernética. Do total, 35 estão disponíveis na Play Store do Google, a loja de aplicativos para o sistema Android, que equipa 80,87% dos dispositivos móveis do país.

Indagado pelo Rest of World, o diretor de análise da Condusef, Jesús Chávez Ugalde, disse que o órgão, uma espécie de Procon mexicano, só pode atuar em casos de instituições financeiras registradas.

Segundo as vítimas e ativistas de direitos digitais, lacunas na lei mexicana e omissão de órgãos reguladores deixam os consumidores totalmente à mercê desses credores abusivos que, com as bênçãos do Google, continuam a perpetrar abertamente esse tipo de fraude financeira. Por enquanto, apenas a educação financeira reativa tem sido uma arma para enfrentar o crime.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.